Software de assistência remota

Boa tarde,

Durante muito tempo usei e ainda uso o TeamViewer que é excelente !

Só que ultimamente, como no passado domingo, só dá 5 minuntos para entrar alegando uso comercial (comercial use detected), o que não é caso, porque apenas tava a tentar ajudar um amigo.

Experimentei o RustDesk, mas também não deu, experimentei de várias maneiras mesmo DISPLAY :0 e nada, dando a mensagem no displays.

Alguém conhece algum bom software de assistência remota, que seja seguro, com bom suporte para linux para utilizar nas assistências remotas a PCs com Windows ?

Obrigado.

Ja tentastes o ANY DESK? o Anydesk tem para Linux. mas so e possivel usar ele em Ambiente Xorg. no Padrao nao consegue.

Eu uso no trabalho o RustDesk, tanto no Ubuntu 26 (Wayland) quanto no Windows. Às vezes no linux uso anydesk, mas eles travam você.

Por acaso já, mas por estranho que pareça, ao fazer assistência remota aparecia um ecrã preto (black screen)

Estive a pesquisar, e neste artigo fala sobre isso

https://www.perplexity.ai/search/aaeb008a-baea-46d2-9a5d-76ee8f3758cc#1

Segundo o Gemini só se usasse MATE ou Cinnamon é que não dava pelos vistos esse problema.

Se calhar o RustDesk a ti dá usando o Wayland, com X11 nada, hei-de testar no Gnome ou KDE com Wayland !

No meu PC tenho um misto de Wayland e X11 :joy:

Será que no Gnome com Wayland não dá problemas ?

Fiz uma breve pesquisa no Gemini e mostrou uma data de erros que podem acontecer … !

Eu uso Gnome, mas só faço acesso. Não tenho problemas. Já acessei um Debian 13 Gnome Wayland a partir do meu Ubuntu e tudo certo (inclusive acesso sem supervisão, direto com senha configurada). Anydesk não funciona no wayland, antes também não funcionava no Rustdesk, era beta, mas, por incrível que pareça, o Rustdesk está mais avançado nisso.
Se usar o servidor auto-hospedado do rustdesk, fica muito bom, bem rápido

Além de mudar para uma sessão X11 no login, se precisares de continuar a usar Wayland, recomendo dar uma oportunidade ao RustDesk. É open-source, funciona muito melhor com o PipeWire/Wayland no Linux e evita esse tipo de dores de cabeça que o AnyDesk costuma dar nas versões mais recentes.

Ok, pelos vistos tenho que experimentar o RustDesk no Gnome com Wayland, a ver se resulta comigo !

Muito obrigado.

Pelo que pesquisei na altura no Gemini também fiquei com a ideia que o RustDesk funciona melhor do que o AnyDesk

Eu instalo por flatpak https://flathub.org/en/apps/com.rustdesk.RustDesk e não tive problemas