Sobre rodar jogos com uma resolução menor que a resolução nativa do monitor

O que você sabe sobre rodar jogos em resoluções menores que a resolução nativa do monitor? Existe algum problema nisso ou vale a pena pra ter mais performance?
Pergunto isso porque já ouvi falar que fazer isso não é o ideal, só não lembro exatamente o porque. E não me parece algo muito discutido por aí pelo o que eu andei pesquisando.

Pela minha experiência funciona do mesmo jeito que funciona no Windows.
A resolução é uma das configurações de vídeo que mais impactam na sua performance, então sim ele vai tornar o jogo mais leve para máquinas mais modestas.
Não é ideal, pois você vai perder área útil da sua tela ou a imagem vai ficar distorcida, baixando a qualidade.

1 Curtida

baixa resolução para ganhar fps vai fazer o uso de cpu aumentar, a placa de video quando tem folga pra reproduzir quadros requisita mais o cpu pedindo uma informação, no caso vários quadros por segundo em um frametime menor, o cpu n pode ter um tempo de espera alto por cada requisição, logo é mais usado.

2 Curtidas

Aaaah entendi… Então o fator resolução nativa do monitor não realmente interfere ainda mais se for bem alta. Certo?

1 Curtida

Rodar jogos em uma resolução diferente da nativa vai fazer com que a imagem perca a definição e fique borrada.

1 Curtida

Diminuir a resolução pode aumentar o framerate mas em contra partida perderá qualidade de imagem, pessoalmente acho melhor jogar no minimo, mas com a resolução nativa do monitor muitos games irão continuar com a imagem bonita apesar de perder aqueles filtros.

1 Curtida