Sobre placa híbrida no Linux

Pessoal, como estamos em relação ao uso das placas híbridas de notebooks no linux?

Uso Pop!_OS 20.04 LTS no notebook Lenovo Ideapad S145 com a Intel UHD Graphics 620 e a dedicada Nvidia MX110. Está funcionando tranquilo.

image

Uso a dedicada para jogar na Steam. Ela não é uma placa forte, mas suporta os games que eu gosto de jogar.

image

Mas você costuma jogar nesse notebook?

Eu dei uma saída do linux ano passado por causa disso. Eu estava tendo problemas de compatibilidade dos drivers nvidia e os jogos não estavam funcionando bem.

Sim. Jogo Hollow Knight, Dead Cells, Blasphemous, Borderlands 2, Celeste, Limbo, Ori and the blind forest (com Proton), Red Wings (com Proton), Sundered, Valiant Hearts (com Proton), Doom 2, Metro 2033 (com Proton) e Mark of the Ninja e outros. Para jogar alguns games eu habilito o Gamemode nas propriedades do jogo com a opção de inicialização gamemoderun %command% .

Gamemode: GitHub - FeralInteractive/gamemode: Optimise Linux system performance on demand e GameMode - GNOME Shell Extensions

Como a minha placa dedicada é fraca eu tenho que diminuir a resolução gráfica nas configurações de alguns jogos.

O Pop!_OS 20.04 LTS possui uma ISO específica para PCs com placa dedicada Nvidia.

image

Eu estou satisfeito com o desempenho do sistema (considerando as limitações da minha placa dedicada Nvidia). Essa é a minha experiência de jogos com uma distribuição linux.

O meu notebook é um Lenovo IdeaPad S145, Intel Core i7-8565U, 12GB de RAM, SSD 240GB, SSD 512GB M.2 NVMe, NVIDIA GeForce MX110.

Assista os vídeos do Diolinux apresentando e testando o Pop!_OS para você ver como é o sistema.

Só posso opinar no uso de hibridas Intel+AMD, e no linux, ainda mais se tiver suporte ao amdgpu, o uso é super tranquilo, afinal até o uso da integrada e a dedica é escalonado automaticamente pelo driver que ja vem no kernel, é instalar a distro e usar.

1 curtida

Show. Eu tenho um Acer Nitro 5 16gb ram / gtx 1050 / ssd 240gb e usei por um bom tempo o manjaro. Vou testar novamente para ver se tá funcionando de boa.

1 curtida

Massa. Espero que funcione. Eu nunca usei o Manjaro, mas pretendo testar algum dia.

as facilidades que o manjaro tras em relação aos softwares é tremendo. mas vou ver tbm se testo o pop os!

2 curtidas