Sobre o GNU/Hurd - Debian - Qual a opinião do fórum sobre ele?

O Kernel Hurd é um Kernel de código aberto desenvolvido pela FSF, com objetivo inicial audacioso de substituir o Linux em sistemas GNU.
É construído em cima da base GNU/Mach.

Atualmente o seu desenvolvimento é lento.

Tem algumas vantagens estruturais teóricas em relação à outros Kernels, como por pode ser observado aqui:


(O Hurd é ‘Multiserver Microkernel’)


O Debian se propõe a ser um “sistema universal”, e por isso já tentou ser independente do Kenel Linux no passado, como por exemplo com o Debian GNU/NetBSD (2002), Debian GNU/kFreeBSD (2016) e o próprio Debian GNU/Hurd (ainda em desenvolvimento).

O Debain GNU/Hurd é uma tentativa do projeto Debian de construir um sistema operacional completo com o Kernel Hurd, da FSF. Atualmente mais de 70% do repositório da versão com kernel Linux está presente na versão com kernel Hurd.

O projeto em si está em fase de desenvolvimento, não sendo (nem um pouco) recomendado para usuários domésticos.

https://www.debian.org/ports/hurd/


Eu instalei o sistema em uma máquina virtual e funcionou (foi um pouco complicado configurar), mas muitas coisas ainda não estão maduras o suficientes para o uso.

Screenshot com XFCE4:

Qual a opinião do fórum sobre? O kernel Hurd tem futuro?

2 curtidas

Com certeza não! Esse kernel está sendo desenvolvido a 28 anos e nunca ficou maduro o suficiente para ser utilizado, e sua última versão estável foi lançada a 6 anos atrás, em 18 de dezembro de 2016.

Também existe uma versão Hurd do Arch Linux:
https://archhurd.org/

1 curtida

Depende da situação. Se você quer utilizá-lo para aprender algo eu acho super válido, mas se quiser usar como máquina principal (usuário doméstico) eu não recomendo justamente pelo fato de estar só 6 anos sem novas atualizações.