Há algum tempo atrás eu estava usando o Pop!_OS com meu laptop e a GT 740M… Em certo momento, quando puxaram a atualização para o kernel 6, todas as versões do driver da Nvidia, da 470 para baixo, ficaram quebradas. O driver 470 compilava e não funcionava, enquanto as anteriores sequer compilavam. Vários relatos de problemas começaram a surgir no Discord da System76 e algumas issues foram abertas no GitHub deles: nvidia GPU stopped working after upgrade to kernel 6 · Issue #2663 · pop-os/pop · GitHub.
Foi necessário aguardar correções por parte da Nvidia. Nesse caso, não havia muito o que o pessoal da System76 pudesse fazer. Essa não foi a única quebra que experimentei ao usar o Pop!_OS nesse laptop. No passado, tive problema semelhante, pelo mesmo motivo.
Por mim, placa da Nvidia que depende de driver muito antigo + distro que puxa atualizações de kernel frequentemente, mantendo-o perto do bleeding edge = elevada chance de problemas, principalmente se for o caso de um usuário novato que pode não saber como resolver.
Eu insistiria na possibilidade de avaliar a troca da distro. No caso do Pop!_OS, a chance desse tipo de problema ocorrer existe mesmo com os drivers dos repositórios, e o uso de versões externas do site da Nvidia pode complicar a manutenção (além de manter ou agravar o risco).
O Pop!_OS é uma distro fantástica, que entrega o que há de mais moderno ao mesmo tempo em que foca na experiência do usuário. Para quem tem hardware gráfico da Intel, da AMD ou da Nvidia com suporte ativo - ou seja, placas Maxwell para cima -, é uma opção maravilhosa. Contudo, eu realmente não indicaria o uso para quem depende dos drivers proprietários antigos. A System76 precisa constantemente puxar o kernel muito atualizado para fornecer suporte aos novos equipamentos de seu portfólio, e com isso a Nvidia pode não ter aplicado correções a tempo.
O Ubuntu, em sua versão LTS, puxa atualizações de kernel apenas após a compatibilidade dos drivers da Nvidia, em múltiplas versões, ser garantida. Isso se aplica a qualquer outra distro derivada dele que se mantenha fixada à versão LTS, como o ZorinOS e o Linux Mint. Qualquer uma dessas distros pode rodar lisa por muitos anos nesse hardware.
Para quem deseja pacotes mais modernos sem correr riscos, eu indicaria fortemente o Manjaro, com qualquer opção de DE. Isso porque, além de ter a fantástica ferramenta MHWD, os desenvolvedores têm feito um ótimo trabalho de manutenção da estabilidade para drivers antigos da Nvidia, fornecendo também suporte ao pacote Bumblebee por padrão. O Manjaro propicia a instalação fácil de múltiplos kernels por meio das configurações do sistema, ou seja, o usuário pode se arriscar a usar o kernel mais atual como primário enquanto ao mesmo tempo pode (e deve) manter um kernel LTS, como o 5.10, garantido para backup (basta apertar shift ao iniciar o sistema para trocar o kernel caso uma quebra ocorra no mais atual).
Também já li relatos positivos sobre a manutenção desses drivers antigos no AUR do Arch e sua sincronização com o kernel. Contudo, ainda não testei o Arch no meu laptop, apenas no desktop.