Sobre Downgrade de driver Nvidia

Olá,

Estou rodando o seguinte setup:

O driver instalado é o atual 470, mas ele já me deu (muita) dor de cabeça, eu descobri como instar um driver pelo Synaptic (mas da última vez “quebrou” minha distro (hehehehe).
Eu gostaria de saber como faço um downgrade desse driver, uma vez que, meus problemas começaram quando comecei a usar o 470, ano passado, minha tela fica (literalmente) poscando, me impossibilitando de usar meu computador.

Desde já, agradeço.

1 curtida

Acredito que o driver máximo suportado oficialmente pela sua placa é o 390… Embora eu já tenha instalado o driver 470 anteriormente em uma placa Kepler (GT 740M 128 bits) e tenha funcionado. Acredito que a própria loja de aplicativos do Pop!_OS mostra as versões disponíveis.

O Pop!_OS foi desenvolvido com foco nos modernos computadores da System76… Minha experiência no passado acabou indicando que o Pop!_OS é muito bom para quem tem hardware moderno da Nvidia, mas pode trazer problemas para quem tem placas mais antigas. Isso porque atualizações de kernel são puxadas de forma muito agressiva e não raramente elas podem quebrar o funcionamento dos drivers antigos da Nvidia… O hardware da System76 tem suporte ao driver mais recente (525) e por isso não está sujeito a esse tipo de problema.

Você usa o computador para jogos? No meu laptop, eu instalo o pacote Bumblebee e desativo totalmente a placa dedicada da Nvidia. O aquecimento diminui muito e a duração da bateria chega a dobrar. No Pop!_OS não estava sendo possível fazer isso, tendo em vista que o pacote Bumblebee ainda era incompatível com o kernel atualizado… No Ubuntu 22.04 LTS e no Manjaro ele funciona bem.

1 curtida

Justamente o que eu ia comentar e acrescento a informação do site oficial, de acordo com o site da NVidia, a versão ideal para essa placa é a 430.40.

Caso não consiga pela PopShop, recomendo o vídeo:

2 curtidas

A questão é que esse driver 430 não está disponível nos repositórios… A única versão compatível oferecida pelo Ubuntu, para usuários finais de desktops e laptops, seria a 390 (a 418 é server).

Acredito que o Pop!_OS esteja oferecendo apenas as versões mais atual e 470 no momento. Pessoalmente, eu não recomendaria a instalação de um driver externo via pacote .deb do site da Nvidia, então sugiro a troca da distro se for o caso (já que o driver Nouveau tende a não atender tanto para quem procura desempenho quanto para quem deseja economia de bateria).

1 curtida

Nesse caso, pode ser mais interessante instalar a versão do site da Nvidia mesmo, eles disponibilizam um arquivo *.run para isso.

Pode seguir esse outro tutorial:

1 curtida

Há algum tempo atrás eu estava usando o Pop!_OS com meu laptop e a GT 740M… Em certo momento, quando puxaram a atualização para o kernel 6, todas as versões do driver da Nvidia, da 470 para baixo, ficaram quebradas. O driver 470 compilava e não funcionava, enquanto as anteriores sequer compilavam. Vários relatos de problemas começaram a surgir no Discord da System76 e algumas issues foram abertas no GitHub deles: nvidia GPU stopped working after upgrade to kernel 6 · Issue #2663 · pop-os/pop · GitHub.

Foi necessário aguardar correções por parte da Nvidia. Nesse caso, não havia muito o que o pessoal da System76 pudesse fazer. Essa não foi a única quebra que experimentei ao usar o Pop!_OS nesse laptop. No passado, tive problema semelhante, pelo mesmo motivo.

Por mim, placa da Nvidia que depende de driver muito antigo + distro que puxa atualizações de kernel frequentemente, mantendo-o perto do bleeding edge = elevada chance de problemas, principalmente se for o caso de um usuário novato que pode não saber como resolver.

Eu insistiria na possibilidade de avaliar a troca da distro. No caso do Pop!_OS, a chance desse tipo de problema ocorrer existe mesmo com os drivers dos repositórios, e o uso de versões externas do site da Nvidia pode complicar a manutenção (além de manter ou agravar o risco).

O Pop!_OS é uma distro fantástica, que entrega o que há de mais moderno ao mesmo tempo em que foca na experiência do usuário. Para quem tem hardware gráfico da Intel, da AMD ou da Nvidia com suporte ativo - ou seja, placas Maxwell para cima -, é uma opção maravilhosa. Contudo, eu realmente não indicaria o uso para quem depende dos drivers proprietários antigos. A System76 precisa constantemente puxar o kernel muito atualizado para fornecer suporte aos novos equipamentos de seu portfólio, e com isso a Nvidia pode não ter aplicado correções a tempo.

O Ubuntu, em sua versão LTS, puxa atualizações de kernel apenas após a compatibilidade dos drivers da Nvidia, em múltiplas versões, ser garantida. Isso se aplica a qualquer outra distro derivada dele que se mantenha fixada à versão LTS, como o ZorinOS e o Linux Mint. Qualquer uma dessas distros pode rodar lisa por muitos anos nesse hardware.

Para quem deseja pacotes mais modernos sem correr riscos, eu indicaria fortemente o Manjaro, com qualquer opção de DE. Isso porque, além de ter a fantástica ferramenta MHWD, os desenvolvedores têm feito um ótimo trabalho de manutenção da estabilidade para drivers antigos da Nvidia, fornecendo também suporte ao pacote Bumblebee por padrão. O Manjaro propicia a instalação fácil de múltiplos kernels por meio das configurações do sistema, ou seja, o usuário pode se arriscar a usar o kernel mais atual como primário enquanto ao mesmo tempo pode (e deve) manter um kernel LTS, como o 5.10, garantido para backup (basta apertar shift ao iniciar o sistema para trocar o kernel caso uma quebra ocorra no mais atual).

Também já li relatos positivos sobre a manutenção desses drivers antigos no AUR do Arch e sua sincronização com o kernel. Contudo, ainda não testei o Arch no meu laptop, apenas no desktop.

3 curtidas

@KairanD e @thespation, muito obrigado pelas respostas. Vou verificar isso amanhã mesmo.
Tanto tentar aplicar as alterações, quanto considerar mudar de Distro.
Obrigado por compartilhar comigo :slight_smile:

2 curtidas