Sobre cursos na área de TI da Alura

Galera, eu tô com uma dúvida, recentemente tenho visto vários canais do YouTube falando a plataforma de ensino em TI da Alura (eles inclusive tem até curso de inglês), a minha dúvida é, essa plataforma da Alura é boa? Alguém aqui já fez algum curso lá? Se sim pode contar a experiência aqui neste post?

1 curtida

A Alura tem boa reputação, mas o preço é bem salgado de certa forma (900 conto ao ano). Se você tiver interesse em aprender uma linguagem e específico, Python por exemplo, eu pegaria um curso da Udemy primeiro e, caso sentir-se confortável para ir mais a fundo, assinaria um plano da altura

1 curtida

Tenho um parente que fez um curso na Alura e disse que é bom, mas para um nível introdutório.

Dependendo da sua necessidade, recomendaria. Agora, se quiser uma primeira abordagem em algo, prefira produtos mais baratos, como o da Udemy, por exemplo. Lá tem bons cursos introdutórios.

Esses cursos são bons para deixar você com os conhecimentos básicos e imergir você na área, mas para se aprofundar mesmo, terá que recorrer aos livros técnicos.

1 curtida

Os cursos da Alura são bem práticos, numa estratégia de aulas curtas sobre temas.
O que acho mais interessante é o fato de você ter uma cobertura muito extensa. Então se seu projeto vai ter alguma tecnologia que você não domina, dá para ir lá e ter pelo menos uma boa noção dela.

Digo que nalguns casos, nos assuntos mais relevantes, chega a um nível intermediário. Pego por exemplo um curso de Bootstrap que vai do básico ao ponto que além daquilo ali é só mesmo para quem tem talento e muita criatividade, mas te entrega conteúdo suficiente para um programador entregar uma página com um visual legal.

Só uma observação contrária. Até pela grande quantidade de cursos, tem coisa que foi feita numa versão já defasada, e aí para acomapnhar tem que estar atento ao que realmente estão utilizando. Em geral, o suporte é bom, mas depende muito do professor. Tem uns que atendem tudo, outros depende da comunidade e alguns que é difícil achar uma resposta.

Sobre o preço, analisaria alternativas. A princípio a assinatura é barata, mas é um ano corrido. Eu mesmo tive um problema pessoal que acabei tendo um bom ritmo no começo mas depois parei de entrar e não renovei. Não sei se tem algum mecanismo de suspensão, às vezes até tem e não utilizei, mas você pensa que vai fazer muitos cursos num ano e quando vê não dá para cumprir nem uma trilha, a não ser com muito tempo e dedicação.

1 curtida

@JG22 é que na verdade eu preciso recomeçar no mundo do desenvolvimento, meu aprendizado foi muito fragmentado, e eu preciso pegar do básico até o avançado, e pelo que olhei lá na alura é como se fosse uma plataforma no estilo netflix que vc paga mensal um valor e tem acesso a todos os cursos da plataforma desde o básico até o avançado.

1 curtida

@anon87583602 bom, é justamente isso, eu preciso de reiniciar meus estudos começando do básico (nível introdutório como você mencionou).

1 curtida

Não seja por isso, jovem gafanhoto. Existem cursos na Udemy que são nesse pique (do básico, ensinando a lógica de programação, e vão avançando com o conteúdo).
Exemplo dos cursos que fiz e um que ainda estou a cursar:

Caso você não goste do curso comprado, tens tu até 30 dias para pedir reembolso.

1 curtida

@josebarbosa sim, verdade, lá tem muitos cursos mais de 1000, e eu acho que daria para eu fazer vários, começando do algoritimo e lógica de programação (que é o que mais preciso a principio) até as linguagens de programação mesmo, e eu quero muito também fazer o curso de design ux/ui e marketing digital e tem tudo lá liberado através da assinatura, e sim eu tenho tempo para realizar os cursos, e sou dedicado e organizado.

1 curtida

os cursos da alura podem ser bons, mas o preço não vale tanto a pena, recomendo o curso em vídeo, tem alguns cursos lá e gratuitos, e cursos muito bons, e com certificado

Curso em Vídeo - Aprenda informática com cursos grátis. (cursoemvideo.com)