Sobre a rede Tor, anonimato e como seguro morreu de velho

Pessoalmente já desapeguei das Redes Sociais. As únicas que ainda uso é o Twitter/X, pois por lá sempre me aparecem coisas bem interessantes e o YouTube, que tem alguns que consideram como uma Rede Social.

Facebook? Uso uma vez na vida outra na morte. Instagram? Nunca me importei o suficiente para usar com regularidade - nem mesmo quando ele explodiu no uso e eu tinha o 6Tag instalado em meu Lumia. TikTok? Deixei de usar há quase um ano - tem poucas coisas interessantes no meio de um mar de lixo.

3 curtidas

Eu uso email, Instagram e zap. Mas como eu mencionei lá encima sobre a história da criptografia, não importa, uma hora o segredo de decodificação irá ser desvendado. E só resta a gente ter um outro sistema já em uso. Império Romano, Inca e coligação indígena norteamericana viram isso, uma hora suas criptografias foram entrando em desuso.

2 curtidas

Da mesma forma que China e Coréia do Norte, usando intranet. Inclusive, Moçambique está indo para o mesmo lado, é questão de pouco tempo eles criarem uma intranet e só a elite usar.

Quando falamos de segurança da informação, realmente estamos falando de tempo: Quanto tempo até que essa “segurança” seja superada?

E esse é o ponto! Eu não me importo de todo meu histórico da vida online, criptografado e armazenado por aí, seja exposto, desde que eu já tenha morrido. Então se conseguirem quebrar o RSA ou ECDH em 2060, eu não me importo mais, cumpriu seu papel para min enquanto me foi necessário.

1 curtida

Sim. Eu gosto de sair da informática e ir para a história, Júlio César ainda estava vivo quando descobriram a chave de descriptografia da Cifra de César, aí tentaram criar três outras versões atualizadas. Acabou que não deu certo, então criaram do zero novos meios de criptografia.

No final, só há um caminho. Desviar de quem está caçando.

Não é que não há de acontecer, já literalmente aconteceu.

Eu utilizo o Telegram no dia a dia, e durante um período, precisei voltar pro Whatsapp para poder me comunicar com quem eu converso diariamente.

Mas eu entendo o que você comentou.