Galera,
É possível ter Ubuntu desktop rodando em um servidor pessoal na nuvem, de forma que ele fique ativo 24h por dia eu possa acessá-lo remotamente e utilizá-lo para tarefas pesadas (ex. Mandar renderizar um projeto no Blender 3D) sem eu ter um hardware, apenas usando um serviço de servidor? Em caso negativo (onde precisarei do hardware) é possível hoje, eu fazer acesso remoto de um móbile para Ubuntu com baixa latência ao ponto de eu utilizar o blender 3D? Tem ferramentas para indicar? Obrigado!
Um servidor de aluguel para esse tipo de trabalho/função eu não sei se existe, mas eu conheço desenvolvedores que usam seus computadores de mesa via acesso remoto através de notebooks bem modestos para continuar desenvolvendo nos ambientes de produção que eles possuem em seus computadores de mesa.
Bem vindo ao fórum @Vinikran!
Ter tem, mas infelizmente a única opção que conheço não é barata. Tive a oportunidade de ver uma pessoa trabalhando com uma máquina criada pela plataforma Azure, porem você paga pelos recursos, quanto mais e melhor, mais caro.
Segue um print como exemplo:
Pode dar uma olhada no vídeo abaixo:
Pode ser que tenha opção mais barata, mas aí fico te devendo.
Outro ponto é que se você contratar uma hospedagem ou VPS, deve ler totalmente o contrato pois a maioria delas proíbe atividades que sejam muito intensivas de CPU ou memória não relacionadas à hospedagem do site, ou ainda delimita tempos de “cpu máxima” por dia que é bem abaixo de 24h.
Certa vez pensei em contratar um VPS para criar uma VPN e várias empresas deixavam claro ser proibido esse tipo de uso. Então se precisar de algo específico, deve procurar por esse algo específico como o @thespation falou.
Como o colega @thespation falou antes, tem sim porem realmente você tem que pagar por isso.
Única questão é que não existe apenas o azure da microsoft, você pode utilizar o AWS ou alugar algum servidor privado ou servidor virtual de empresas como a hostgator ou locaweb. Existem outras empresas porem todos serviços são pagos e o valor por uma maquina potente não é barato.
Obrigado pessoal. Me parece que a melhor opção é comprar um hardware (nem que seja mais modesto) e manter ele sempre ligado, conectado a internet em algum lugar de confiança e acessa-lo remotamente.
Sou novo no Linux e estou muito feliz de ter encontrado esse forum.