Estou enfrentando um problema com minha rede local.
O problema é: Não consigo acessar a internet no meu notebook através do cabo, porém no wi-fi sim.
Detalhes da minha rede:
Possuo 1 roteador que é por onde chega a Fibra da Oi, eu puxo 1 cabo para o meu roteador. O meu roteador tem 1 servidor de DNS através do cabo, que é onde roda também meu server samba, essas coisas de home lab.
Através do Wi-Fi, todos os dispositivos conseguem funcionar normalmente inclusive utilizando o DNS de casa. Agora eu meto o cabo no notebook e acessa somente a rede local com o DNS, mas não funciona a web.
Acabei de testar com um DNS externo, também não funciona. Testei com o 1.1.1.1
Quando eu conecto o cabo através do roteador da operadora funcionaria legal. O problema é quando eu entro no cabo na rede do roteador principal(o q ta enfiado no da operadora)
E o wifi que vc usa é o do seu roteador ou o da operadora? Um detalhe, vc mencionou Oi Fibra, em alguns roteadores deles vc pode desbloquear o firmware para fazer brige direto para seu roteador próprio, aí não precisa lidar com roteamento/cascateamento.
Já conferiu se não digitou o gateway da rede local errado? Se não for este o caso, dê mais informações sobre a topologia da rede, como máscaras, gateways e IPs em uso.
Sua rede cabo esta nos IPs 192.168.0.x
e sua rede wi-fi esta nos IPs 192.168.1.x
Aqui na empresa está desta forma e precisei editar manualmente o ip via mac dos dispositivos, ou ent seria necessário mudar a forma q a rede está configurada, não sei se o modem dá vivo permite isso.
Descobri mais ou menos o problema. É um problema que está acontecendo entre meu Linux Mint e o DHCP do roteador.
Quando coloquei o cabo e desliguei o wifi, o Mint fica louco das ideias e por algum motivo fica sem acessar a internet e só acessa a rede local.
Eu fiz as configurações de na mão e reiniciei o computador e voltou a funcionar a internet. Mas toda vez que ligo o wifi, e de desligo pra voltar pro cabo, o mesmo problema volta.
No Windows e em outros LInux que utilizei não tive ele problema. Deve ser um problema particilar com o meu Del G15 5515