Snd_hda_intel no response from codec resetting bus

Notebook: Acer Aspire 3 A315-56-3090
Processador: Intel Core i3 (10ª geração)
RAM: 8GB
SSD: 256GB (interface NVMe)

veio com Windows 10 de fábrica e eu troquei pelo Zorin OS 15.3 Core. estava tudo normal, mas no dia seguinte ele demorou muito mais que o esperado pra iniciar (considerando que tem SSD). Eu dei Ctrl+Alt+F2 pra ver o que tava rolando em modo texto e era um flood infinito com a mensagem “snd_hda_intel no response from codec resetting bus

Eu pesquisei em alguns fóruns que diabos era isso, e pelo o que eu vi tem alguma coisa a ver com o drive de som, e/ou com uma versão antiga da BIOS, e a maioria das soluções envolve mudar um parâmetro num arquivo de configuração, mas eu não faço a menor ideia de como fazer isso.

links que podem ser úteis pra ajudar a entender:
206813 – snd_hda_intel: No response from codec, resetting bus: (achei bem parecido com isso aqui)
[Solved]The curious case of snd_hda_intel 0000:00:0e.0: No response from codec, resetting bus: last cmd=0x20bf8100 - ODROID

Boas vindas ao fórum :wave:
Rapaz… O Zorin 15.3 usa o Ubuntu 18.04 como base, logo o Kernel dele é o 5.4. Se não me falha a memória, o suporte a décima geração Intel só está disponível no Kernel 5.0.8 em diante. Minha sugestão é:

• 1- Esperar um pouco para o Zorin 16 já que este virá com o kernel 5.11 por ser baseado no Ubuntu 20.04

• 2- Instalar alguma distribuição que oferte um Kernel mais recente, como o Manjaro, Solus ou até mesmo Ubuntu 20.04 ou algum derivado como o Pop!_OS.

1 curtida

Muito obrigado!
Pelo o que eu vi o upgrade do Zorin vai sair essa semana ainda, então acho que dá pra esperar
Já tava entrando em pânico aqui achando que tinha feito alguma besteira na formatação kkkkkk

Eu não sei qual foi o pronunciamento da equipe do Zorin a respeito de upgrade, se será ok apenas fazendo um upgrade local, como o Mint faz para versões mais recentes da base Ubuntu, ou se será mais adequado fazer uma instalação limpa. De qualquer forma, recomendo ter um pendrive com alguma distro de “backup” em mãos para evitar eventuais surpresas…

Beleza!
eu ainda tenho o próprio Zorin OS em um pendrive

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.