Foi publicado um artigo descrevendo que o openSUSE foi portado para dispositivos com processador Snapdragon 845, que tem 8 núcleos, GPU Adreno 630 integrada e litografia de 10nm.
O código fonte de nenhum elemento deste processador foi liberado, portanto acabou sendo necessário engenharia reversa para portar o sistema.
Isto ainda está em estágio inicial, podem ocorrer instabilidades e por agora, está disponível apenas para o smartphone Pocophone F1, entretanto criar imagens para outros aparelhos não deve ser difícil, uma vez que o kernel é o mesmo.
Será que em 2023 finalmente teremos notebooks “de verdade” ARM? Vai ser interessante, ver como Windows e Linux resolvem isso, acho que o Linux tem uma grande vantagem ai, esse caso do OpenSuse é um bom exemplo.
já temos notebooks com snapdragon 8 gen 3x que é bastante potente o que mostra que teremos Hackintosh do Mac OS arm, e que esse mercado vai acabar crescendo e num futuro muito distante esse será o padrão
Se você estiver falando do ThinkPad X13s com Snapdragon 8cx gen 3, vou continuar na dúvida de se em 2023 finalmente teremos notebooks “de verdade” ARM. Eu admiro o esforço da Qualcom, mas esse resultado está muito ruim: