Snap x Flatpak - Qual foi o mais adotado?

Qual foi o mais adotado pela comunidade linux flatpak ou snap??

2 Curtidas

Acredito do lado da Comunidade a prefer√™ncia por empacotamento em AppImage e Flatpak seja maior, e Snap esteja ligado mais com aplica√ß√Ķes propriet√°rias de empresas e tais, apesar de ter programas opensource nesse formato.

2 Curtidas

Acredito que seja o Flatpak.

2 Curtidas

Segundo minha pesquisa o Flatpak

2 Curtidas

eu creio que o flatpak pela n necessidade de instalar, j√° o suporte para snap vc precisa instalar

1 Curtida

O suporte à Flatpak também precisa ser instalado. O que acontece é que o Flatpak acabou ganhando mais fama entre distros porque corresponde melhor aos ideais Open Souce (por exemplo, permite várias lojas) e por isso costuma ser pré-instalado. Já o Snap está isolado porque só permite a loja da Canonical (o que agrada mais aos desenvolvedores de software proprietário, especialmente os pagos, mas deixa muitos criadores de distros preocupados com o grau de controle que a Canonical passaria a ter sobre a sua loja de aplicativos se o Snap viesse embutido).

1 Curtida

n precisa, eu aqui baixo o arquivo e instalo, j√° o snap vc precisa instalar pacote para depois instalar o arquivo q quer rodar.

Na pratica o diferencia o snap do flatpak, snap roda em uma espécie de contêiner e o flatpak como funciona?

1 Curtida

Eu por enquanto não acredito em nada… pois ainda estou começando a nadar no mundo linux… e ja me afoguei muito, mas estou gostando do desafio de aprender dando cabeçadas na tela do computador… kkkkk

1 Curtida

O flatpak é quase a mesma coisa (tirando a gambiarra do OSTree que fica pra outro dia) o flatpak funciona assim:

Os componentes

De um lado temos os Runtimes:

Os runtimes s√£o ambientes completos, quase sistemas inteiros com milhares de bibliotecas e pacotes (em cada runtimes e vers√£o)

Dou outro lado temos os apps

Os apps s√£o os aplicativos em si, traz o que o aplicativo e as bibliotecas que n√£o est√£o nos runtimes

A sandbox

Pra juntar tudo temo o BubbleWrap

Quando você inicia um aplicativo usando o flatpak é feito o seguinte:

1. O runtime √© montado em uma pasta virtual (ela n√£o vai ‚Äúexistir‚ÄĚ basicamente)

2. Dentro dessa pasta ‚Äúque n√£o existe‚ÄĚ ser√° criada uma chamada ‚Äúapp‚ÄĚ

3. Na pasta ‚Äúapp‚ÄĚ ser√° montadado o aplicativo

4. O bubble wrap faz um ‚Äúchroot‚ÄĚ (porque n√£o √© exatamente um chroot) na pasta do passo 1

5. O programa é iniciado

√Č basicamente assim que o flatpak funciona

2 Curtidas

Segundo o Google Trends a preferência está assim:

• Vermelho √© o Flatpak
  • Azul √© o AppImage
  • Amarelo o Snap

Ps. Tá concatenado por causa da tela do celular mas essa é a variação ao longo dos anos

1 Curtida

Dependendo da distro, você precisa instalar também.

1 Curtida

o snap é em todas, isso tb conta

1 Curtida

Acho que depende um pouco de como se joga a pesquisa.

1 Curtida

Não creio que existem muitas estatísticas sobre essa utilização, mas o Flatpak usa um formato descentralizado da Snap Store, apesar de existir o Flathub, cada distro pode ter sua própria loja e repositório se quiser, como o elementary OS está fazendo, o que explica uma maior adoção em quantidade de distros, visando autonomia de cada projeto.

O ‚Äúengra√ßado‚ÄĚ √© que mesmo que o Flatpak seja usado por padr√£o em grande parte das distros comunit√°rias, o Ubuntu sozinho usando Snap √© capaz de ter mais usu√°rios, mas ainda assim, parece que outras distros tem esse interesse, como o Manjaro. Mais curioso ainda √© que eu uso Ubuntu e tenho mais flatpaks que Snaps, mas ainda assim, tenho ambos.

O lado bom dessa ‚Äúbriga‚ÄĚ √© que os pacotes s√£o universais, voc√™ pode at√© ter prefer√™ncia por um formato, como usu√°rio mais t√©cnico, mas no fim das contas, o software pode ser instalado em qualquer distro, e o software est√° dispon√≠vel a f√°cil instala√ß√£o √© tudo o que um usu√°rio comum quer. De momento a Snap Store tem algo que me parece promissor, como a possibilidade de vender aplicativos, ainda que n√£o esteja funcionando ainda, aparentemente.

Veja a p√°gina do Spotify por exemplo, que tem sua vers√£o oficial dessa forma: Install Spotify for Linux using the Snap Store | Snapcraft

Abaixo tem em quais distros esses Snap foi/está sendo utilizado. Quando você é dev, dá pra ter uma noção também da sua base instalada.

1 Curtida

ainda acho mais intuitivo o flathub
https://flathub.org/home

1 Curtida

Acho os dois sites bem fáceis de usar, a Snap Store tem até algo legal, que é mudar a cor de acordo com a distro: https://www.diolinux.com.br/2019/06/a-snap-store-ganha-novas-paginas-personalizadas-de-instalacao-para-as-distros.html

1 Curtida

Ok, mas o ‚Äúsnap‚ÄĚ √© um projeto Open Source, certo? Sendo assim o que impede as outras distros/comunidades de criarem a sua pr√≥pria loja? Assim n√£o teriam nenhuma liga√ß√£o com a Snap Store.

Ent√£o, acontece que o snapd apesar de instalar snaps fora da loja, n√£o gerencia outros reposit√≥rios, √© o famoso ‚Äúda pra fazer mas n√£o compensa‚ÄĚ

3 Curtidas

Sim, eu não coloquei snappy por ser uma expressão bem comum em inglês e ser um app relativamente famoso no universo Mac OS X e snap ubuntu porque geralmente puxa mais pro lado server também, em ambos os casos causaria ruídos nos resultados

1 Curtida