Snap Store, a loja de aplicativos de Ubuntu, tem passado por uma série de ataques de publicação de aplicativos maliciosos. Conheça o plano de contingência que estão montando.
Uma pequena contribuição ao artigo, que ficou muito bom, porém especificamente na parte onde aborda o Flathub dá a entender que só depois de determinada data a equipe passou à verificar manualmente os pacotes que entravam, quando na realidade sempre fizeram isso - a questão que melhoraram o processo de “curadoria” ao reavaliar Flatpaks que são atualizados nesse período citado na matéria.
Fico feliz que enfim a Canonical se atentou para situação gravíssima, que infelizmente parecia estar apenas varrendo para de baixo do tapete por esses anos, o usuário final é quem ganha.
Obviamente que é impossível evitar todos os casos que ainda possam ocorrer futuramente, mas é um ponto positivo para o Snap.
O próximo passo é ela criar políticas mais rígidas que evitam apps duplicados, pois dependendo do app é uma tremenda bagunça com vários pacotes “iguais” publicados por pessoas diferentes (uma péssima UX).
Vi vários lugares e canais do YouTube que sigo, geralmente os que defendem o Ubuntu ou a Canonical com unhas e dentes se calando diante disso. Fico feliz que aqui não tentaram abafar esses casos e mais feliz ainda da Canonical simplesmente não fazer o mesmo e ignorar o problema e, simplesmente, tentar fazer um plano pra evitar isso. Já era hora.
É ridículo isso.
Certos canais gringos tem esse naipe, muitos passam pano por esse motivo citado ou pra tentar esconder imperfeições e problemas das distros pra não dar brecha para que usuários do Windows ou Mac usem isso como argumento pra criticar o sistema. Mas o simples fato de ignorar e não alertar os usuários pode até agravar os problemas de segurança e mitigação. Não existe sistema perfeito.