Snap ou .deb. Qual o mais apropriado?

Bom dia. Eu estou usando o Ubuntu 20.04

Me corrijam se eu estiver errado.

A loja de aplicativos do Ubuntu você pode escolher instalar os aplicativos no formato snap ou pelo repositório (acho que foi isso que eu entendi).

Instalando os pacotes snap e já baixa todas as dependências junto (independente se já tenha no sistema), e pelo repositório ele vê o que já tem e só baixa o que falta. (correto?)

Nesse caso, não seria melhor sempre que possível baixar pelo repositório oficial do que baixar pacotes snap?

Quanto eu dou um sudo apt-get update ele também atualiza os app em snap? Ou existe algum outro comando para atualizar?

1 curtida

Instalando os pacotes snap e já baixa todas as dependências junto (independente se já tenha no sistema), e pelo repositório ele vê o que já tem e só baixa o que falta. (correto?)

sim

Nesse caso, não seria melhor sempre que possível baixar pelo repositório oficial do que baixar pacotes snap?

o que vc quer dizer com “melhor”?

Quanto eu dou um sudo apt-get update ele também atualiza os app em snap? Ou existe algum outro comando para atualizar?

não, pra atualizar snaps é “sudo snap refresh”

4 curtidas

O “melhor” acho que depende da sua perspectiva. Pacotes Snap tendem a ser mais seguros por conta da sua estrutura e até mesmo mais atualizados dos que os do repositório tradicional (com exceções). No mais acho que o @leoteodoro abordou os detalhes. :slight_smile:

4 curtidas

Melhor digo referente a integração com outros app e também em ocupação de espaço em disco (embora hj em dia até acho isso irrelevante pois temos muito espaço atualmente).

Em relação a integração, digo assim. Eu baixei o OBS em snap, o gimp em .deb. Será que terei problemas na integração entre eles? O .deb não seria melhor?

é… eu diria que em integração o snap “tá pra trás”, nada que não possa ser resolvido, e em espaço de disco com certeza “.debs” são melhores

2 curtidas

O Objetivo do Snap é ser uma forma de distribuição de programas multiplataforma.
Você é quem decide se quer usar Snappy ou .deb
Eu só uso .deb na minha distro e por isso ela é bem econômica em armazenamento.
Mais seguro porque @Dio sendo que os pacotes dos repositórios são testado antes de integrar no repositório.
Baixando do site do fabricante so não vai ser seguro se baixar de lugar duvidoso.
O navegador ainda tem um cadeado la em cima que diz o proprietário do site e se a pagina é segura.

Como pode ver eu estou navegando com segurança no website plus.diolinux.com.br quem é que vacila quando vai baixar alguma coisa é usuário que não verificar o cadeado.
As vezes o cadeado diz ate o endereço da empresa do site:

Na imagem a cima o cadeado diz o endereço da Valve.

Na imagem acima eu cliquei no cadeado e em conexão segura e em mais informação mostra ate a criptografia usada no site.

1 curtida

Do ponto de vista de um usuário final, o mais apropriado é aquele que funcionar. Haha

2 curtidas

Entendi. Mas fiquei confuso agora.
@Dio chegou a falar que o mais seguro seriam os snap. Mas o que vc falou também faz sentido.

Eu também quero saber como assim mais seguro foi por isso que marquei ele não entende como pode um ser mais seguro que o outro já que tem tantos recurso de segurança em ambas as opção.
O jeito é esperar ate que ele venha a explicar essa vulnerabilidade do pacote DEBIAN ou APT ou DPKG ou sei la o que.
O DPKG eu sei que ele simplesmente instala os pacotes então se o pacote for malicioso ele vai instalar mais é só baixar de local de confiança tipo a Valve ou a Google por exemplo.
Ou sera que ele esta se referindo justamente ao DPKG instalar pacote que o usuário baixa de fonte duvidosa?

1 curtida

Será que pode ser algo de conflito?
Tipo se eu desinstalar um programa .deb pelo terminal e ele apagar um arquivo usado por outro. Aí pode ferrar um outro. Isso pode acontecer?

Se não for um AppImage pode quebrar o sistema… ainda que seja um bug

Snaps tem a péssima mania de negar escritas no sistema e em dispositivos (eu digo péssima porque mesmo permitindo ele por vezes ainda não deixa), ou seja, querendo (ou não :joy:), ele protege seus arquivos (pelo menos drives externos), e assim como ocorre no formato AppImage, o formato Snap é full read only (baseados em imagens squashfs), o que torna quase impossível injetar código em snaps, o que os torna quase blindados contra injeção de arquivos maliciosos no código

3 curtidas

.deb é legal, sempre preferi quando possível em detrimento aos PPAs, mas, com Snap e seu encapsulamento a chance de dar tilt no sistema é praticamente igual a zero.

1 curtida