Snap/Flatpak Manager - fpakman

Um usuário do forum do Manjaro (vfm90) esta desenvolvendo uma ferramenta para gerenciamento de Snap/Flatpak em modo gráfico, o que seria uma alternativa a Gnome Software e KDE Discovery, e uma opção para outras interfaces que não possui algo semelhante como o XFCE.

Achei bem interessante e prático a ferramenta, visto que você pode pesquisar novos aplicativos ou gerenciar os que ja estão instalados no seu sistema.

I started the fpakman project more or less a month ago with the idea of giving a graphical interface to manage Flatpaks for Manjaro users.
To not get stuck only with Flatpaks, I have decided to support other packaging technologies. I have just released the version 0.4.0 supporting Snaps . I improved the abstractions on this release to make future packaging integrations easier. This version also contains several improvements and bug fixes. For those who do not know the project, it is hosted on GitHub (https://github.com/vinifmor/fpakman ). You can install it via AUR (fpakman) or pip (pip install fpakman). It can work as an alternative to GnomeSoftware or KDE Discovery .

Imagens do app:
3

4

Fórum - Snaps GUI alternative - Projects - Manjaro Linux Forum
Github - GitHub - vinifmor/fpakman: Graphical user interface for Flatpak application management.
AUR - AUR (en) - fpakman

5 Curtidas

Gostei, vou procurar e instalar aqui para testar :wink:

Interessante! Já conhece esse app @Dio? Acho que vale a pena tu dar uma olhada e fazer um post caso ele seja bom mesmo.

4 Curtidas

Mano, curti muito o projeto, vou testar no KDE Neon, pois eu realmente não curto o Discover, tenho usado o Muon pra gerenciar os .deb mas não tem nada pra gerenciar Snap e Flatpak, que apesar de eu não usar muito, tem uns programas que queria testar

1 Curtida

Achei muito interessante este projeto, é bem prático pra quem quer instalar mas não quer enfrentar a linha de comando.

Eu baixei o Manjaro KDE Teste para ver os pacotes instalados. Curiosamente, os pacotes flatpak e snapd não estão instalados mas existem os comandos snap e flatpak e o fpakman funciona normalmente. Mas pra quem quer testar o aplicativo na versão estável, deve instala-los também:

sudo pacman -S fpakman flatpak snapd

Ps.: Talvez o flatpak já vem instalado, então é melhor verificar para ter certeza. Se já estiver instalado basta tirar o pacote do comando de instalação mencionado, pois o fpakman vai funcionar normalmente para o flatpak.

1 Curtida

Esse app tem alguma função para fazer backup dos flatpaks instalados ? Eu acabei de fazer um poste perguntando sobre esse tipo de assunto. Não tinha visto esse post aqui. Pode ser que esse programinha seja oque eu estou procurando.

1 Curtida