Smartphone com resolução 4K faz sentido?

Olá, colegas!

Como vocês certamente já sabem, já temos aparelhos móveis de ponta que entregam a famosa resolução ultra HD e, não tenho dúvidas de que devem entregar imagens lindas e bem definidas e tudo mais, mas… Visto que as telas dos smartphones principalmente são de um tamanho suficiente pra não estourar seu bolso, fica a pergunta: faz sentido enfiar tantos pixels numa tela tão “pequena”? O que acham? Contem a opinião e experiência de vocês…

Até logo!

2 curtidas

Faz exatamente por você ver de tão perto, para um uso adequado (principalmente vídeos).

3 curtidas

Sinceramente, acho isso completamente desnecessário. Mas o consumismo exagerado vai permitir com que mais “invenções” como essa existem.

Se a pessoa é exigente com a qualidade de vídeo é mais fácil ela comprar uma televisão ou um notebook que já tá de ótimo tamanho.

1 curtida

Bem, em uma tela com menos de 15 polegadas, com a resolução em 1920x1080 já não dá pra ver pixel nenhum. O olho humano também não percebe taxas de atualização maiores do que 60Hz. É tudo para deixar o aparelho mais caro.

Acredito que um dos sentidos seria se ele for capaz de entregar a imagem e vídeos p/ uma TV 4K utilizando o cabo USB-C p/ HDMI

Então em uma eventual apresentação dispensaria o uso de um Laptop…

Enfim, é um uso mais restrito a um determinado grupo

1 curtida

Na verdade, percebe, especialmente quanto mais próximo e pelo tipo de imagem gerada por displays, que é uma “varredura”, e não uma cena real.

acho desnecessário um HD já seria o suficiente por conta do tamanho da tela ao meu ver isso só serve para gastar mais bateria e sair mais caro.

2 curtidas

Bota um jogador profissional de CS:GO acostumado com 120 quadros por segundo pra jogar num monitor de até 60 quadros pra ver se ele num reclama… Enxergamos sim mais que 60. Existem fatores pra não percebermos a diferença logo de cara e costume é um deles. Eu, por exemplo, percebo quando jogo um jogo com 30 quadros constantes se ele tiver alguns movimentos rápidos.

A primeira parte eu concordo. A segundo eu descordo ate d+. Tenho um monitor 240hz e a diferença para o meu de 75hz é nítida. Por vídeo no youtube ate pode parecer a mesma coisa, porém na vida real… a diferença é surreal.

Na verdade precisa de um olho bem treiado, considerando o tempo que leva da formação da imagem até ela ir pelo nervo óptico o olho humano e ser processada, o cérebro processa em média a 57 FPS, podendo chegar a 100 FPS dependendo da situação (perigo por exemplo) ou se a pessoa for treinada para tal (por isso algumas pessoas notam diferença a mais de 60 FPS, mas não tem (eu não achei) nenhum estudo duplo cego sobre

Na minha opinião, não. A tela do telefone já é muito pequena, mesmo olhando bem de perto. Eu não pagaria por resolução maior que Full HD (1080p) nesse caso.

O Nintendo Switch, por exemplo, foi muito criticado pela resolução HD (720p). Mas a tela é tão pequena que a imagem fica bem nítida.

O que importa não é a resolução, mas a densidade de pixels.

Percebe e pode ir muito além disso, embora a percepção possa variar de pessoa a pessoa. Contudo, há muito mais variáveis envolvidas no caso de telas e jogos para saber se compensa ou não:

Algo importante a destacar é a percepção da diferença. Diferenciar entre 60 Hz e 75 Hz pode ser mais difícil, por exemplo, que entre 60 Hz e 120 Hz, quando a mudança é tão grande que fica muito mais fácil perceber.

Experimente jogar em um monitor de 120 Hz ou 144 Hz… Tive essa experiência e foi bem diferente de jogar no meu monitor de 75 Hz.

Pessoalmente, não consigo jogar a 30 Hz. Percebo na hora e acho insuportável. Estou acostumado aos 75 Hz.

Raramente consigo jogar a 60, minha batata já está pedindo arrego.

1 curtida

Exato, eu não vou lembrar de TODOS os detalhes relacionados a processamento de vídeos e imagens.

Mas em relação ao mundo real, exitem duas diferenças FUNDAMENTAIS no vídeo. O fato de processar 12 a 15 “fps” do cérebro não quer dizer que seja como num computador: este é integral, digital e discreto; cérebro trabalha com foco, é “analógico” e trabalha num escopo gigantesco.
A segunda, e a mais importante, é que as telas não são uma imagem real, e sim o processamento de uma imagem, cuja formação é por meio de “escaneamento” de linhas, da esquerda para a direita, de cima para baixo, podendo ou não ser interpolada (embora até mesmo a progressiva tem interpolação numa característica, mas não lembro agora qual é).
Sim, em boa parte, até por retrocompatibilidade, as tvs ainda funcionam com o mesmo princípio das de tubo, mesmo que, em tese, pudesse ser diferente.

Dá uma enorme discussão, e para boa parte das pessoas não é nem algo significativo. Mas faz diferença e é mais confortável um framerate mais alto, porque “engana melhor” o cérebro.