SlackJeff desiste do Slackware!

desatualizado??? tem certeza que é o Debian que é “desatualizado”?

usar stable com unstable e testing realmente não tem como

agora não tem problema nenhum testing+ unstable já usei por muito tempo sei do que estou falando, e nunca quebrou usando assim

1 curtida

Atualizações de segurança podem demorar a chegar ao Debian Testing. Além disso, tanto o Testing quanto o Unstable são congelados quando o Debian está perto de lançar uma nova versão do Stable.

Por que não opensuse que em teoria é baseado no slackware? :joy:

Só na teoria:

De fato, openSUSE começou com base Slackware, mas depois mudou para base RPM.

1 curtida

Como você mesmo disse somente quando está perto do lançamento, o problema é tratar o Debian como “velho”

Testing + Unstable? Seria utilizar ambos os repositórios? Poderia dar um exemplo de como ficaria o sourcelist? :thinking:

1 curtida

Sim, seria possível usar os dois repositórios. E é preciso configurar para que o APT use o Testing por padrão ao invés do Unstable. Tem mais sobre isso aqui:
https://wiki.debian.org/pt_BR/DebianUnstable#Eu_posso_usar_pacotes_Sid_na_.22teste_.28testing.29.22.3F

1 curtida

Mas qual seria realmente a vantagem de utilizar desse modo em vez de habilitar somente a sid?

Não é uma pratica NADA recomendada, o que você estará fazendo é uma FrankenDebian :skull_and_crossbones:

https://wiki.debian.org/pt_BR/DontBreakDebian

3 curtidas

De acordo com essa Wiki que você lincou, o FrankenDebian ocorre apenas quando se mistura o Debian Estável com outras versões.

O Debian estável (stable) não deve ser combinado com outras versões sem o devido cuidado. Se você está tentando instalar software que não está disponível na versão estável atual do Debian, não é uma boa ideia adicionar repositórios de outras versões do Debian.

(…)

Os repositórios que podem criar um FrankenDebian se usados com o Debian estável (stable):

• Versão Debian teste (testing) (atualmente trixie)
  • Versão Debian instável (unstable) (também conhecida por sid)
  • Ubuntu, Mint ou outros repositórios derivados não são compatíveis com o Debian!
  • Ubuntu PPAs e outros repositórios criados para distribuir determinados aplicativos

E na que eu linquei que é especificamente sobre o Debian Unstable:

Eu posso usar pacotes Sid na “estável (stable)”?

Tentar fazer isso é altamente desencorajado. A tentativa de misturar pacotes entre repositórios do Debian provavelmente cria um sistema inutilizável. Para mais informações sobre as melhores práticas, olhe Não quebre o Debian (em inglês).

Se você deseja usar software mais novo, é melhor instalar os pacotes do backports.

Eu posso usar pacotes Sid na “teste (testing)”?

Sim, com algum cuidado. Isso é conhecido como “mistura teste (testing)-instável (unstable)”. A configuração é necessária para garantir que um sistema teste (testing) permaneça na versão teste (testing), sem que o apt atualize cada pacote para a versão instável (unstable).

Dá até pra ver que tem uma diferença bem grande no jeito em que tratam usar o Stable + Unstable e usar o Testing + Unstable. Nunca fiz isso, mas na Wiki, essa prática não é desencorajada.

O que é desencorajado é misturar o Debian Stable com o Unstable.

2 curtidas

VirtualBox_Debian lite amd64_22_03_2023_14_29_36

Só que eu não uso o experimental, mas tem algumas coisinhas que você tem fazer pinar o apt , para evitar um auto-upgrade, que serve para dizer o apt a prioridade de cada repositório e também o preferences

2 curtidas

Já fiz nunca tive problemas testing+sid

1 curtida

Tenho muito interesse na mistura e “pinagem” de repositórios Testing, Unstable etc. – por isso, sugiro que essa parte seja separada em um tópico próprio, para facilitar a vida de outros colegas que também venham a pesquisar sobre o assunto.

3 curtidas

Não é muito recomendado você usar o sid com interfaces como por exemplos : gnome, kde , pode ter alguns problemas, se quiser usar o sid vai de lxde ou alguma wm, mesmo assim o sid é uma caixinha de surpresa, é melhor você usar em uma VM ou se tiver outro pc

Nos meus pcs sempre usei Debian testing e nunca tive problemas. É show de bola.