Skyrim não roda no Manjaro (Gnome)

Boa tarde!

Ao iniciar Skyrim pela Steam (com Proton), o jogo fica extremamente lento e os gráficos aparecem totalmente corrompidos, com artefatos e texturas esticadas (imagem em anexo).

Meu hardware: GTX 1050 Ti, i5-10400F, 16 GB RAM, Manjaro Gnome.

Alguém sabe o que pode causar esses artefatos gráficos no Skyrim no Linux ou qual configuração/driver devo ajustar?

Isso so acontece nesse jogo ou não testou em outros?
se outros jogos rodarem normalmente instala outra versão do proton e configura ela para esse jogo.
vc ta rodando gnome no wayland ou xorg?

Jack, infelizmente só neste jogo…

Vou tentar uma nova versão do proton. Mas não sei bem como fazer.

da uma olhada aqui tb
https://www.protondb.com/app/489830

Jack, muito obrigado pela ajuda! Consegui resolver sim. Quando eu tentava mudar a versão do Proton, clicava em Jogar, a Steam mostrava “Executando” por uns 2 segundos e o botão já voltava pra Jogar, sem nem abrir o jogo, então comecei a desconfiar que não era problema do Skyrim em si, mas sim do Vulkan.

Fui investigar e percebi que, apesar do driver NVIDIA estar instalado, ele não estava carregando corretamente por causa do kernel muito novo (6.12) no Manjaro, o que fazia o Vulkan não detectar a GPU. Resolvi instalando o kernel LTS (6.6), reinstalando o driver NVIDIA e confirmando que nvidia-smi e vulkaninfo estavam funcionando. Depois disso, o Skyrim passou a rodar normal pelo Proton.

Valeu demais a todos pelas dicas!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.