Boa noite,
Estou tentando abrir o Skyrim no meu pc a não funciona. Já tentei inicializar com todas a versão disponíveis do do Proton. Já tentei baixar o ProtonTricks, mas ele não abre, diz que não encontra o diretório da Steam (eu instalei os jogos num ssd sata de 1tb e meu sistema está num ssd nvme de 250gb). Todos programas instalados com os pacotes do ubuntu, dava uns bugs na steam do flatpak. Não sei o que fazer, no ProtonDB diz que deveria rodar e não encontrei nenhuma informação importante, meu pc tem um Ryzen 5 4500 e uma RX480 8gb, abria no windows e rodava bem. Acho que é o único jogo que tive problemas até agora.
Olá @Galadriel_Glorfindel, tudo bem contigo?
Não ficou claro para mim se você está usando a Steam via Flatpak ou do repositório. Caso esteja usando a Steam no formato Flatpak é necessário usar o programa Flatseal para liberar acesso à unidade de armazenamento onde estão seus jogos, somente assim isso funcionará corretamente.
Existem outras possibilidades também:
- você ativou a camada de compatibilidade para todos os jogos nas opções da Steam?
- quando os jogos são importados de alguma instalação anterior do Windows, pode ser necessário checar sua integridade para que eles rodem corretamente no Linux. Isso já ocorreu diversas vezes comigo.
estou usando do repositório, desculpa a confusão.
O modo de compatibilidade está ativo, funciona bem nos outros jogos. Quando instalei o linux eu reinstalei todos os jogos para ter certeza que ficariam todos repositórios certinhos.
Mas, muito obrigada pela resposta, vou tentar reinstalar via flatpak usando o programa que mencionou, pois prefiro usar esse meio de empacotamento
Boa noite.
É por isso que nesses casos sempre é bom ter o dual-boot com windows e linux na máquina.
Nem todos os casos o jogo favorito vá funcionar no sistema do pinguim.
O Dionatan sempre recomendou isso, eu também sou usuário do Ubuntu e tenho em meu catálogo alguns títulos que não funcionam, se caso um dia eu tiver contato com o windows eu os instalo.
Muito obrigada pela resposta. Tenho um SSD NVMe bem pequeno, vou comprar um maior pra por o ubuntu e deixar o windows nesse menor depois. Aproveitar que minha placa mãe pode conectar 2 hehe. Enquanto isso vou tentar algumas coisas, ver se funciona, caso funcione dou um retorno aqui
Boa noite, agradeço por dá minha questão por solução mas sinceramente para mim não foi uma solução, solução seria rodar no seu linux.
Eu uso o ProtonUP-QT que resolveu todos os meus problemas e espero que resolva para você já que ele possui protons modificados para rodar seus jogos.
A utilização do mesmo é bem simples, ao iniciar o programa vá em “adicionar versão” baixe as últimas versões do protonGE e instale, depois disso chame a steam, selecione seu jogo e em seguida vá em propriedade do jogo com o click direto do mouse, navegue até “Compatibilidade” selecione os protonsGE que você baixou com o ProtonUP-QT e faça o teste.
Nota importante: Ao executar o ProtonUP-QT não chame a steam, certifique-se que a steam não esteja conectada, após isso você poderá chamar a steam e boa sorte.
Você tem certeza que está usando a versão .deb dos repositórios? Aquela que demanda a inclusão da arquitetura x86 no gerenciador de pacotes via terminal para funcionar?
Porque a que aparece “de cara” na loja de aplicativos do Ubuntu é a versão Snap, que é terrivelmente problemática. Se você estiver com a versão Snap, isso explica ele não ter encontrado o diretório de instalação.
Acredito que não esteja em .deb. Acho que é snap, posso confirmar quando chegar em casa.
A Steam (provavelmente Snap) em si encontra os repositórios e funciona normalmente, mas os programas como ProtonTricks não encontram. Enquanto, a steam (flapak) não estava conseguindo baixar os jogos, acho que tinha a ver com a questão do Flatseal falada pelo Eddie, mas eu errei no primeiro momento de testar e depois disso ou quis descansar no feriado, ou estava ocupada.
Assim que tiver mais informações trago aqui, obrigada
Muito provavelmente você está usando a versão em Snap, e por isso está tendo problemas para executar esse jogo. Segundo o ProtonDB, Skyrim funciona muito bem no Linux. Eu mesmo já joguei as duas versões do Skyrim no Linux.
A problemática Steam Snap em destaque na loja de aplicativos do Ubuntu é um grande desserviço da Canonical para a comunidade Linux. A própria Valve pede para que não seja usada. Remova essa versão.
Você precisa ativar a arquitetura x86 no terminal e instalar a versão .deb dos repositórios do Ubuntu. Ou então instale a versão Flatpak e siga meu tutorial: Configurando a Steam Flatpak: discos, MangoHUD, Gamemode e Remote Play
Garanto que Skyrim funcionará aí.
Boa tarde rapaz.
Estou usando a steam na versão snap no ubuntu mesmo eu não gostando nada.. tá rodando bem.
Apesar que no ubuntu eu tenho as duas lojas já instalada para flatpak e snap e no peppermint somente steam flatpak.
Não são todos os jogos e elementos da Steam Snap que dão problema… Mas há diversos problemas que só ocorrem nela.
Eu instalei esse jogo para fazer um teste aqui (Fedora 41 + Plasma + 3060ti) e rodou de primeira, o Steam está instalado via Flatpak e estou usando o Proton-Experimental da Valve. O driver da Nvidia é o 570 na versão proprietária disponível nos repositórios da distro.