Skyrim não abre na Steam - Ubuntu 24.04 LTS

Boa noite,
Estou tentando abrir o Skyrim no meu pc a não funciona. Já tentei inicializar com todas a versão disponíveis do do Proton. Já tentei baixar o ProtonTricks, mas ele não abre, diz que não encontra o diretório da Steam (eu instalei os jogos num ssd sata de 1tb e meu sistema está num ssd nvme de 250gb). Todos programas instalados com os pacotes do ubuntu, dava uns bugs na steam do flatpak. Não sei o que fazer, no ProtonDB diz que deveria rodar e não encontrei nenhuma informação importante, meu pc tem um Ryzen 5 4500 e uma RX480 8gb, abria no windows e rodava bem. Acho que é o único jogo que tive problemas até agora.

Olá @Galadriel_Glorfindel, tudo bem contigo?

Não ficou claro para mim se você está usando a Steam via Flatpak ou do repositório. Caso esteja usando a Steam no formato Flatpak é necessário usar o programa Flatseal para liberar acesso à unidade de armazenamento onde estão seus jogos, somente assim isso funcionará corretamente.

Existem outras possibilidades também:

• você ativou a camada de compatibilidade para todos os jogos nas opções da Steam?
  • quando os jogos são importados de alguma instalação anterior do Windows, pode ser necessário checar sua integridade para que eles rodem corretamente no Linux. Isso já ocorreu diversas vezes comigo.

:vulcan_salute:

1 curtida

estou usando do repositório, desculpa a confusão.
O modo de compatibilidade está ativo, funciona bem nos outros jogos. Quando instalei o linux eu reinstalei todos os jogos para ter certeza que ficariam todos repositórios certinhos.
Mas, muito obrigada pela resposta, vou tentar reinstalar via flatpak usando o programa que mencionou, pois prefiro usar esse meio de empacotamento

Boa noite.
É por isso que nesses casos sempre é bom ter o dual-boot com windows e linux na máquina.
Nem todos os casos o jogo favorito vá funcionar no sistema do pinguim.
O Dionatan sempre recomendou isso, eu também sou usuário do Ubuntu e tenho em meu catálogo alguns títulos que não funcionam, se caso um dia eu tiver contato com o windows eu os instalo.

1 curtida

Muito obrigada pela resposta. Tenho um SSD NVMe bem pequeno, vou comprar um maior pra por o ubuntu e deixar o windows nesse menor depois. Aproveitar que minha placa mãe pode conectar 2 hehe. Enquanto isso vou tentar algumas coisas, ver se funciona, caso funcione dou um retorno aqui :heart:

1 curtida

Boa noite, agradeço por dá minha questão por solução mas sinceramente para mim não foi uma solução, solução seria rodar no seu linux.

Eu uso o ProtonUP-QT que resolveu todos os meus problemas e espero que resolva para você já que ele possui protons modificados para rodar seus jogos.

A utilização do mesmo é bem simples, ao iniciar o programa vá em “adicionar versão” baixe as últimas versões do protonGE e instale, depois disso chame a steam, selecione seu jogo e em seguida vá em propriedade do jogo com o click direto do mouse, navegue até “Compatibilidade” selecione os protonsGE que você baixou com o ProtonUP-QT e faça o teste.

Nota importante: Ao executar o ProtonUP-QT não chame a steam, certifique-se que a steam não esteja conectada, após isso você poderá chamar a steam e boa sorte.

1 curtida

Você tem certeza que está usando a versão .deb dos repositórios? Aquela que demanda a inclusão da arquitetura x86 no gerenciador de pacotes via terminal para funcionar?

Porque a que aparece “de cara” na loja de aplicativos do Ubuntu é a versão Snap, que é terrivelmente problemática. Se você estiver com a versão Snap, isso explica ele não ter encontrado o diretório de instalação.

Acredito que não esteja em .deb. Acho que é snap, posso confirmar quando chegar em casa.
A Steam (provavelmente Snap) em si encontra os repositórios e funciona normalmente, mas os programas como ProtonTricks não encontram. Enquanto, a steam (flapak) não estava conseguindo baixar os jogos, acho que tinha a ver com a questão do Flatseal falada pelo Eddie, mas eu errei no primeiro momento de testar e depois disso ou quis descansar no feriado, ou estava ocupada.
Assim que tiver mais informações trago aqui, obrigada :heart:

Muito provavelmente você está usando a versão em Snap, e por isso está tendo problemas para executar esse jogo. Segundo o ProtonDB, Skyrim funciona muito bem no Linux. Eu mesmo já joguei as duas versões do Skyrim no Linux.

A problemática Steam Snap em destaque na loja de aplicativos do Ubuntu é um grande desserviço da Canonical para a comunidade Linux. A própria Valve pede para que não seja usada. Remova essa versão.

Você precisa ativar a arquitetura x86 no terminal e instalar a versão .deb dos repositórios do Ubuntu. Ou então instale a versão Flatpak e siga meu tutorial: Configurando a Steam Flatpak: discos, MangoHUD, Gamemode e Remote Play

Garanto que Skyrim funcionará aí. :wink:

2 curtidas

Boa tarde rapaz.
Estou usando a steam na versão snap no ubuntu mesmo eu não gostando nada.. tá rodando bem.

Apesar que no ubuntu eu tenho as duas lojas já instalada para flatpak e snap e no peppermint somente steam flatpak.

Não são todos os jogos e elementos da Steam Snap que dão problema… Mas há diversos problemas que só ocorrem nela.

2 curtidas

Eu instalei esse jogo para fazer um teste aqui (Fedora 41 + Plasma + 3060ti) e rodou de primeira, o Steam está instalado via Flatpak e estou usando o Proton-Experimental da Valve. O driver da Nvidia é o 570 na versão proprietária disponível nos repositórios da distro.

:vulcan_salute:

1 curtida