Talvez poucas pessoas utilizam skype, porém, no meu caso, utilizo skype diariamente, por conta do trabalho, para me comunicar com várias pessoas de vários locais.
Utilizo o linux mint e, nessa semana, vi uma notificação de atualização do meu skype… cliquei e ele me direcionou para a página:
… onde não tenho mais a o pacote .deb para baixar mas sim o pacote snap.
No repositório Index of /deb/pool/main/s/skypeforlinux realmente tem atualizações até 2023, no caso, até a versão que tenho instalada 8.109.0.209.
Enfim… se for o caso, para ter a versão mais recente, eu teria que habilitar o recurso snap no mint , instalar o skype via snap, etc… depois, em homeoffice, eu utilizo duas instâncias do skype… uma com meu usuário pessoal e outra com meu usuário da empresa… com pacote snap instalado, como localizar o “binário” do skype snap para colocar os parâmetros que utilizo para o skype secuntário ( --secondary --datapath=/home/user/.config/<usuário2> ) ?
Isso é uma diferença importante sob ponto de vista dos devs do linux mint.
A respeito dos parâmetros, é só colocar na frente do comando que o tanto o snap quanto o flatpak devem abrir vão abrir normalmente com eles (no caso do flatpak seria flatpak run ID ao invés de só “skype”).
Sim… valeu… fui direto no snap pela sugestão do aplicativo… acabei me passando no flatpak… tanto que até a segunda instância funcionou certinho com o camando:
flatpak run com.skype.Client --secondary --datapath=/home/elvio/.config/elvio/isaec &
… atualizado e funcionando 100%.
Valeu… foi só falta de pensar um pouco mais mesmo.
Sim… tranquilo… esqueci também das opções web… mas, claro, depois que fui lembrar conforme mencionado por KairanD, o flatpak… agora fechou… sem problemas.