Sketchup no Linux

Pessoal, alguém aqui já tentou instalar o Sketchup no Linux, via Wine/PlayOnLinux?
Na comunidade deles tem até um tutorial para Mint 18.1 que eu acompanhei e consegui instalar depois de penar um pouco. Só que a janela do programa não renderiza corretamente (cria cópias infinitas sobrepostas da viewport).

Notas: Sei que há inúmeras opções, inclusive, para Linux, mas sou muito acostumado com o Sketchup, que uso há anos e tenho centenas de arquivos skp que só abrem corretamente nele mesmo. Não dá pra usar a versão web, porque meus arquivos são da ordem de 100 a 200 MB e isto inviabiliza editar na versão online. Eu ainda uso Windows por causa deste programa… troquei Photoshop por Gimp na boa, mas este está complicado… não usava CAD no Windows porque achava muito complicado (over demais) e não gostaria de ter que aprender a lidar com o FreeCad, por exemplo (muito over também).

Se alguém tem experiência positiva com ele ou sabe de algo que possa ajudar, posta aqui por favor.

Obrigado. T+

Veja o tópico abaixo. Tem orientações sobre a sua dúvida.

2 Curtidas

Tenta isso no terminal:

$ sudo apt-get install winetricks
$ sudo apt-get install mono-complete && sudo apt-get install wine-gecko*

No winetricks altere o sistema de Windows Xp para windows 7 e depois instale o dotnet

$ winetricks dotnet46

Depois instala a versão 2017 como no Windows com duplo clique e next > next
https://www.mediafire.com/file/70rbjk83xqza3al/sketchupmake-2017-2-2555-90783-pt-br-x64.exe/file

Só não consegui fazer funcionar as extensões do Sketchup

1 Curtida

Moçada, obrigado pelas dicas. Até consegui instalar a versão 2017 depois de sofrer um tanto.
O programa abre e funciona, mas com alguns comportamentos anômalos aleatórios na seleção, exclusão de objetos, etc.
Tentei instalar um trial da versão 2019 Pro. Consegui instalar e ele abre, mas 3 segundos depois dá um bug splash. Não consegui abrir o relatório de erro para ver a razão e nem quis continuar investigando.
Então, sobraram duas opções mesmo: usar no Windows 10 mesmo ou aprender algo nativo como o FreeCad ou BricsCad Shape. Este último lembra o Sketchup, mas tem um toque de Fusion que deixa tudo meio confuso.
Pra um software inicialmente feito pela Google, não custava “nada” ter uma versão do Sketchup para Linux…
Abraços!

1 Curtida