SketchUp e autoCAD no Solus

    Estou arrumando o notebook da minha irmã com o Solus (meu xodó :sweat_smile:) e ela trabalha com DI (Design de Interiores), então precisa do autoCAD e do SketchUp. Ela sempre usou Windows. Tentei instalar o SketchUp usando o WineHQ (5.2) dos repositórios oficiais.

    Ele sempre dá um erro dizendo que o aplicativo que diz os termos de serviço e dá a primeira inicialização (necessária para o funcionamento pleno do programa segundo o site) está falhando, e os logs são inacessíveis.

    Já com o autoCAD, ele fica dando muitos erros na instalação (dizendo “Falha ao encontrar a DLL xxxx.dll”) e simplesmente dá um erro no final da instalação que acaba nem gerando log nenhum, nem atalho, e nem pastas na ~/.wine/drive_c/Program\ Files/

    Alguma ideia? Estes programas são necessários, e ela não quer nenhum substituto (como FreeCAD), e ela possui também projetos do autoCAD e ShetchUp que só funcionam plenamente nestes programas.

    Alguma ideia? Se não conseguir, vou ter que recorrer ao bom e velho Windows 10.

1 curtida

Tenho prima fazendo arquitetura, já tentei puxar ela pro linux, mas esses programas prendem ela tbm, infelizmente só rodam bem no windows mesmo

1 curtida

Eu sou projetista mecânico, já desisti de tentar rodar softwares de engenharia como CAD/CAM/CAE no Linux, eu trabalho com AutoCAD e SolidWorks no Windows.

Até pouco tempo existia uma alternativa ao AutoCAD, tão boa quanto, o DraftSigth, desenvolvido pela mesma empresa do SolidWorks, mas o suporte ao Linux foi encerrado. :sleepy:

1 curtida

Aqui instalei o Sketchup 2017 via Wine, mas sempre fica dando erros…e provavelmente não é possível instalar o Vray, então eu mantenho uma máquina com Windows 10 para esses serviços.

1 curtida

O Sketchup 2016 roda de boa via wine sem problemas, agora o Autocad infelizmente só no windows ou mac, principalmnete se utiliza a parte 3D. Nesse caso instalaria o Windows mesmo, principalmte pois é um equipamento de trabalho que necessita que esses softwares sejam usados.

Vou tentar instalar o 2016, porque o 2017 instala e funciona…mas fica dando uns erros a cada 20 segundos.

@AraujoCarlosEdu checando aqui este site olha o que aparece em relação a versões:

2 curtidas

Este site está usando o ranking do site protondb.com.

1 curtida