Sistemas operacionais em equipamentos médicos

Boa noite a todos.

Queria iniciar um tópico aqui que acho interessante e é bem difícil de achar conteúdo sobre. Eu sou da área da saúde, mesmo sendo apaixonado por informática. E as vezes me deparo com equipamentos médicos rodando sistemas operacionais mas que não dá para ver debaixo o que está rodando. Vou dar vários exemplos do que já vi dentro de hospitais.

• Maquinas de raio-x e tomografias - esses equipamentos são conectados a um tipo de computador modificado e que roda um único software. Teve uma vez que consegui ver em em um aparelho de tomografia, rodando Windows com um software travado em tela cheia.
  • Equipamentos de ultrassom - esses eu tenho a impressão que roda algum Linux, mas a interface é travada para rodar apenas um software.
  • Torre de fazer Raio-x em centro cirúrgico - essa é divida em duas partes, a que faz o raio-x e a que exibe a imgem. Essa parte que exibe a imagem, eu vi um tipo de CPU embutido, mas também roda só um software travado. As vezes parece que é Windows, mas não tenho certeza.
  • Torre de videolaparoscopia - eu já vi uma que roda Windows CE em uma das caixas e que permite gravar a cirurgia.

Eu fico curioso quando vejo essas maquinas porque todas apresentam entradas igual de computador normal. Será que dária para pegar umas dessas CPUs e roda um sistema normal só para ver qual o hardware de baixo. Enfim, quis fazer esse tópico só de curiosidade.

Também não conheço… mas dada as mensagens de erro que as vezes vemos, acredito que muitas carregam Windows XP, 7 ou 10 IoT rsrsrs. A pessoa clica onde não deve, daí vem aquele som de advertência “paann” clássico do Windows rsrsrs.

Já tive que configurar uma impressora numa maquina de ecografia numa clinica de ginecologia, foi o trabalho mais aleatorio que tive, mas era um windows 10, acho q era IOT. o Sistema era meio integrado com o windows, o equipamento era da samsung, então imagino que tenha alguma parceria pra adaptar melhor.

desde os anos 2000 esses equipamentos já vem com o linux. já vi um monitor que tinha uma versão do red hat com LILO !!! o mais antigo gerenciador de boot que se tem notícia.

o problema é que - quem instala - não tem a preocupação de atualizar o pinguim. o que o torna tão perigoso quanto o windows, em questão de segurança.

Então geralmente são sistemas muito datados mas que segue funcionando.

na maioria das vezes é um sistema operacional tão antigo e datado feito só para algo específico, seria interessante criarem uma distribuição e interface para equipamentos de hospital para acresentarem mais funcionaliades e monitorar melhor

Em caso de Tomografros e Máquinas de Ultrassom, normalmente eles rodam Windows LTSC. Eu sei que as máquinas de ressonância magnética da Samsung rodam Windows LTSC. E uma vez fui fazer um exame de ultrassonografia e vi que o computador rodava Windows LTSC. Mas já ouvi por ai que há equipamentos destes que rodam algum Linux.