Sistemas imutáveis x BIOS

Pessoal, tudo bem?

Depois de bastante tempo estudando e pesando os prós e contras, decidi dar o salto para um sistema imutável. Já estava tudo certo: minha ideia era instalar o Bazzite na versão para desenvolvedores, que aparentemente atenderia tudo o que eu preciso.

Porém, ao iniciar o sistema em modo live, a primeira coisa que apareceu foi uma tela informando que seria necessário ativar o modo UEFI para continuar. Eu até sei que talvez conseguiria instalar o sistema mesmo assim, mas preferi não arriscar, afinal, se desse algum problema, a responsabilidade seria totalmente minha por estar usando algo fora do que é suportado.

Como minha placa-mãe é mais velha que o blog do Diolinux :sweat_smile:, ela não tem suporte a UEFI, então sei que, nesse ponto, não tenho muito o que fazer.

Minha dúvida não é sobre como burlar isso, nem sobre formas alternativas de instalação. O que eu gostaria de entender é: por que esse tipo de sistema (já que pesquisei e vi que outros sistemas imutáveis também têm essa exigência) requer UEFI? Existe algum benefício técnico ou estrutural para o sistema funcionar dessa forma?

1 curtida

a IA informou isso

“Por que esse tipo de sistema [imutável] requer UEFI? Existe algum benefício técnico ou estrutural para o sistema funcionar dessa forma?”

A resposta curta é que sistemas imutáveis modernos (como o Bazzite, Fedora Silverblue ou openSUSE MicroOS) dependem de tecnologias de inicialização e gerenciamento de partições que são nativas do UEFI, sendo muito difíceis ou impossíveis de implementar na BIOS (Legacy) tradicional.

Aqui estão os principais motivos técnicos e estruturais:

1. Gerenciamento de Partições e GPT

Sistemas imutáveis geralmente utilizam a tabela de partição GPT (obrigatória no UEFI). Diferente do MBR (BIOS), o GPT permite um número quase ilimitado de partições e identifica cada uma por um UUID (ID Único) persistente. Isso é vital porque sistemas imutáveis trabalham com várias versões do sistema operacional instaladas simultaneamente em subvolumes ou partições diferentes.

2. A-B Partitioning e Boot Automático

Muitos sistemas imutáveis usam um esquema de Particionamento A/B. Quando você atualiza o sistema, a atualização é gravada na “Partição B” enquanto você usa a “A”.

• No UEFI: O sistema consegue alternar entre essas versões de forma inteligente através de variáveis de boot armazenadas na NVRAM da placa-mãe.
  • Na BIOS: O setor de boot (MBR) é muito limitado e não possui inteligência para gerenciar essas trocas complexas de estado do sistema de forma segura.

3. Secure Boot (Inicialização Segura)

Um dos pilares dos sistemas imutáveis é a integridade. A ideia é que o sistema não mude. O Secure Boot (recurso exclusivo do UEFI) garante que apenas códigos assinados digitalmente e não modificados sejam carregados durante a inicialização. Sem o UEFI, o sistema não teria como garantir que o kernel ou os arquivos críticos não foram alterados por um malware antes mesmo do sistema subir.

4. systemd-boot e Descoberta Automática

Muitos desses sistemas (especialmente os baseados em Fedora, como o Bazzite) utilizam o systemd-boot em vez do GRUB tradicional. O systemd-boot foi desenhado especificamente para UEFI e utiliza a “Especificação de Loader de Boot”, que permite que o sistema encontre novas versões do SO apenas “olhando” para arquivos na partição EFI, sem precisar rodar comandos complexos de atualização de menu (como o update-grub).

5. Padronização e Modernização

Manter suporte para BIOS Legacy exige um esforço de engenharia enorme para lidar com limitações de 40 anos atrás. Como os sistemas imutáveis focam em previsibilidade e confiabilidade, os desenvolvedores optam por tecnologias modernas (UEFI) que oferecem um comportamento padrão em qualquer hardware atual, eliminando os erros aleatórios que a BIOS costuma causar em sistemas de arquivos complexos (como Btrfs ou OSTree).

Em resumo: O UEFI fornece a infraestrutura de software (variáveis de boot, suporte a GPT, segurança de assinatura e gerenciamento de partições) que permite ao sistema imutável alternar entre versões e garantir que os arquivos do sistema permaneçam intocados.

aqui o Bazzite na VM so iniciou a instalacao quando habilitei o EFI,
conseguiu rodar em MOBO sem UEFI?

Já instalei o Fedora Kinoite em um i3 de quarta geração sem UEFI. Acho que deve ser um requisito específico do Bazzite.

Eu utilizo o Aurora Linux em um i5 de oitava geração, essa questão de UEFI deve ser algo da família Universal Blue. Da uma olhada na documentação do Aurora