Moçada, acabei de instalar o MX Linux com sistema de arquivos F2FS, observei que a partição home, mesmo sem ter adicionado nada tem 1G ocupado. Será que é uma caracteristica desse sistema f2fs?
Raramente vejo alguém usar F2FS que não seja no Android, é até diferente. Em relação a sua pergunta, não tem nenhuma característica que faça ele consumir assim. Você não colocou um swapfile dentro da sua /home/? Apesar de ser incomum, é possível e isso está consumindo 1 GB, sendo uma média para arquivos de swap.
Olá
É normal o /home
utilizar algum espaço pois existem arquivos temporários e de configuração do próprio usuário em pastas ocultas (.local, .config, .cache, etc.). Realmente 1GB parece ser muito, mas talvez seja do navegador (Firefox é a pasta .mozilla e o Chromium/Chrome fica em .config), enfim, tem que analisar direitinho.
Um excelente software verificar isso é o baobab
(algumas distros como Ubuntu já vem com ele, no menu está como Analisador de uso de disco).
Agora, queria dar uma importante recomendação quanto ao F2FS: não utilize em PC desktop, principalmente se onde mora há quedas de luz.
O F2FS se dá muito bem com memórias flash como SSD, pois é dito que fica mais rápido, mas é muito instável quanto a queda energia, ou seja, desligamentos subtos, e nisso quando ocorre há grandes chances do SO quebrar/corromper, e por isso é mais utilizado em celulares, recomendo apenas se for usar em um notebook.
Eu tentei usar no meu PC e perdi meu sistema 2 vezes por quedas de luz acontecerem aqui frequentemente (moro no RJ), e aí tiver de voltar ao EXT4.