estou tendo problemas para rodar um jogo de windows no ZorinOS. Pelo que andei pesquisando o jogo funciona de forma satisfatorio no Linux, porém não estou conseguindo faze-lo rodar.
tentei adicionando pela Steam, Heroic e Lutris e em ambos o problema é o mesmo, depois do jogo abrir uma janela aonde ele atualiza o launcher, na hora de abrir o launcher o sistema todo trava, requerendo que eu reinicie a maquina, em todos os 3 tive o mesmo problema.
o jogo em questão é Guild Wars 2, se alguém tiver ideia do que pode ser, eu agradeço de antemão.
Travamento total, tela e mouse congelam, não há atividade de disco rígido. Verifique isso tocando um áudio enquanto trava e veja se o áudio trava ou o computador continua tocando a música (tipo 2).
Travamento da tela, mas as vezes o mouse até funciona se estiver aparente. O computador continua respondendo mas a tela congelou. É o caso de ter uma música tocando e ela continuar tocando mesmo com a tela travada.
Travamento por falta de memória: algum processo pediu tanta memória RAM que toda foi usada. O kernel entra em modo de emergência e opera somente para tentar resolver o problema e matar o processo que tem mais ram. Pode demorar de 10 segundos até 2 minutos pro computador voltar a responder, mas geralmente o usuário reinicia o computador antes do computador voltar. Para verificar isso, espere pacientemente 2 minutos se o computador volta a responder.
Aparentemente só a tela, pois em uma das vezes que travou, eu estava escutando música e continuou a música sem cessar. Porém tem horas que trava até o mouse e tem horas que não.
Testei ainda agora, quando travou, esperei quase meia hora e não voltou, testei o Linux Mint e o Zorin OS agora e deu nos dois
Pelo que pude notar o problema só acontece com esse jogo, instalei outros jogos que eu tinha como Euro truck simulator e Skyrim e rodou super bem high.
Deve ser alguma configuração do wine que deve estar fazendo esse problema
Parece que é algo relacionado a video. Eu tentaria rodar o jogo sem ser no dxvk (no steam eu uso PROTON_USE_WINED3D=1 pra forçar o uso do WineD3D ao invés do DXVK.
To fix Guild Wars 2 freezes on Linux, try disabling the “Enable Shader Pre-Caching” option, running the game in a virtual desktop within winecfg, or using a 64-bit Wine prefix. If the system is completely frozen, use Ctrl+Alt+F3 to switch to a virtual console, kill the game with the killall command, and then return to your desktop with Ctrl+Alt+F2.
If the game freezes but the system is responsive
Disable Shader Pre-Caching: In the game’s settings, turn off “Enable Shader Pre-Caching”.
Use a Virtual Desktop: Configure the game to run in a virtual desktop using winecfg under the Graphics tab. This can fix issues with the launcher, notes Reddit.
Use a 64-bit Wineprefix: If using an older setup, switch to a 64-bit Wineprefix and use the 64-bit client (Gw2-64.exe) to avoid out-of-memory errors.
Clear the Shader Cache: Some users have reported that clearing the shader cache or using a Lutris installer that pre-compiles shaders can solve issues.
@swatquest interessante, eu tinha encontrado um que falava para desativar a decoração de janela e controlar a janela no winecfg, desmarquei mas continuou travando tudo, vou tentar essas soluções, se ao menos esse ctrl+alt f3 e f2 funcionar já ajuda, ter que reiniciar a máquina toda a hora é ruim demais.