Sistema pedindo senha de root ao invés de sudo

Isso aconteceu quando eu segui este tutorial para criar uma pasta compartilhada entre usuários. Agora quando eu tento abrir uma pasta como root, por exemplo, o sistema pede a senha de root (que eu não faço ideia de qual seja, e obviamente já tentei todas as outras senhas do pc).
print1

Já tentei mudar a senha de root, mas o sistema diz que eu não tenho permissão:
print2

Agradeço a qualquer um que tente me ajudar a resolver esse problema :grin:
(E nunca mais vou sair colando comandos de um tutorial mal escrito)

No terminal:

sudo su
passwd root

O blog cometeu um pequeno erro de digitação. Em vez de:

usermod -aG compartido "$USER"

escreveu

usermod -G compartido "$USER"

Em vez de apenas te adicionar no grupo compartido, o comando também te removeu do grupo com permissão de executar comandos com sudo (no caso do Ubuntu/Mint, sudo).

Isso é desastroso em uma distribução dessa família, que por padrão trava a conta root. A solução mais simples aqui é usar o truque do init=/bin/sh para obter um terminal com root e se repor no grupo com acesso a sudo:

usermod -aG sudo eduardo

Pode ser necessário se colocar em outros grupos para o sistema voltar a ficar plenamente funcional.

No Mint, não há nenhuma trava específica contra o comando passwd – o tutorial sem querer o instruiu a se tirar o direito de usar sudo. “”“Felizmente”“” (aspas intencionais), o erro não foi introduzido pela tradução questionável para o português e está presente no original em espanhol.

Vix, é mais sério que imaginava, recomendo ao @woozbr colocar uma senha no root logo após resolver o problema.

Olá @wooZbr tudo bem contigo?

Além do truque que o @Capezotte indicou, você pode simplesmente dar boot por um live-pendrive e editar os arquivos manualmente para adicionar novamente seu usuário no grupo sudo ou até mesmo, editar o próprio arquivo passwd para adicionar uma senha para o usuário root.

:vulcan_salute:

Da para definir a senha de root com o LiveCD/USB/DVD usando o chroot.

Obrigado, vocês me salvaram mais uma vez :sweat_smile:
Mudei a senha de root usando o tutorial e adicionei os usuários de volta ao grupo sudo.
Só falta saber quais os outros “grupinhos” que estavam nos usuários, pra isso vou dar uma pesquisada.