Isso aconteceu quando eu segui este tutorial para criar uma pasta compartilhada entre usuários. Agora quando eu tento abrir uma pasta como root, por exemplo, o sistema pede a senha de root (que eu não faço ideia de qual seja, e obviamente já tentei todas as outras senhas do pc).
Já tentei mudar a senha de root, mas o sistema diz que eu não tenho permissão:
Agradeço a qualquer um que tente me ajudar a resolver esse problema
(E nunca mais vou sair colando comandos de um tutorial mal escrito)
O blog cometeu um pequeno erro de digitação. Em vez de:
usermod -aG compartido "$USER"
escreveu
usermod -G compartido "$USER"
Em vez de apenas te adicionar no grupo compartido, o comando também te removeu do grupo com permissão de executar comandos com sudo (no caso do Ubuntu/Mint, sudo).
Isso é desastroso em uma distribução dessa família, que por padrão trava a conta root. A solução mais simples aqui é usar o truque do init=/bin/sh para obter um terminal com root e se repor no grupo com acesso a sudo:
usermod -aG sudo eduardo
Pode ser necessário se colocar em outros grupos para o sistema voltar a ficar plenamente funcional.
No Mint, não há nenhuma trava específica contra o comando passwd – o tutorial sem querer o instruiu a se tirar o direito de usar sudo. “”“Felizmente”“” (aspas intencionais), o erro não foi introduzido pela tradução questionável para o português e está presente no original em espanhol.
Além do truque que o @Capezotte indicou, você pode simplesmente dar boot por um live-pendrive e editar os arquivos manualmente para adicionar novamente seu usuário no grupo sudo ou até mesmo, editar o próprio arquivo passwd para adicionar uma senha para o usuário root.
Obrigado, vocês me salvaram mais uma vez
Mudei a senha de root usando o tutorial e adicionei os usuários de volta ao grupo sudo.
Só falta saber quais os outros “grupinhos” que estavam nos usuários, pra isso vou dar uma pesquisada.