Sistema leve para celular android antigo

Muita gente costuma inatalar distro leves em pcs e notebooks antigos para dar uma vida extra naquele hardware que nao tava sendo usado.

Tem como fazer o mesmo com celulares android? Tipo um sistema que seja bem leve, mas que tenha recursos recentes como whatsapp etc. Tem uma celularzinho bem antigo, acho que é android 4 que eu gostaria de reviver.

Se poderem ajudar agradeço desde já.

1 Curtida

seria custom roms pura, fale o modelo do celular, ai fica melhor te responder

no android tem varias coisas que vc pode fazer
diga o vc quer que nos te ajudamos

Basicamente tenho um celular bem antigo. Que trava muito por ser fraco. Eu nao sei certamente qual o modelo dele, mas posso olha depois, ele nao ta comigo agora.

Basicamente o que eu queria era deixar ele, mas leve com talvez alguma custom rom ou algo do tipo. Que fosse leve, mas que ao mesmo tempo tivesse recursos modernos como whatsapp e etc. E que pudesse ser usado por pessoas que nao entendem nada de tecnologia. Por que pretendo dar ele pra alguem que nunca usou um smartphone.

Bem é isso se puderem ajudar agradeço

Acho que era um galaxy win duos ou galaxy s duos. Algo assim. Mas vou olhar direito qual é.

Acho que era um galaxy win duos ou galaxy s duos. Algo assim. Mas vou olhar direito qual é.

samsung é chata demais para essas coisas
e se foz um win chora! pq as custom roms que tem pra ele não funcionam direito.
o que vc pode fazer é desistalar os apps de sistema que ficam ocupando espaço.

já vai instalando o odin ou jodin(mesma coisa que odin, só que para linux)

o jodin é podre,prefira o heindall
https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Introducao-ao-Heimdall
https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Como-usar-o-Heimdall

não conhecia este, vou dar uma olhada

só precisa trocar o link da onde pegar o código fonte que esse aqui

Já conhece o /e/ Os? Um Android SEM Google! rs
De todos os Androids que testei, este foi o que mais me agradou e um dos que mais vi compatibilidade com diversos Smartphones.
Tem também o PostMarket OS, uma distro Linux que é possível instalar em praticamente qualquer smartphone.
E caso queira, tem um site que lista distros Linux disponíveis para diversos aparelhos de smartphone.