Sistema fica muito lento ao abrir vídeos por programas como VLC e Celluloid

Pessoal, recentemente meu notebook começou a ficar super devagar, demorando de 2 a 4 minutos pra responder às vezes, quando abro um vídeo (independente do tamanho do arquivo) no VLC, Celluloid e outros reprodutores de vídeos no Linux Mint 20 Xfce.

Meu notebook está em dual boot com o Windows 10, e por lá o VLC está funcionando normalmente. Porém raramente uso o Windows e gostaria que alguém me orientasse a resolver esse problema.

Pois antes estava tudo certo com o Mint, só recentemente que isso começou

Olá, você instalou ele pela loja de programas?

Teria que verificar o que foi feito recentemente.
atualização? Instalação de drivers?
Se funcionava normal anteriormente, seria viável verificar todos pacotes que foram atualizados, principalmente codecs de vídeo já que acontece em 2 programas.
Como não uso o mint, espero que logo apareça alguém para auxiliar, boa sorte.

1 curtida

Precisa identificar o problema.

Pela descrição parece que acabou a memória RAM. Use o monitor de recursos para ver se é isso.

Outra hipótese é o renderizador estar usando uma saída não suportada, que acaba travando o computador. Tente mudar e veja se resolve:
VLC -> Menu ferramentas -> Preferências -> Video -> Output -> Alterne entre as opções (gerralmente xvideo é uma boa opção)

1 curtida

Não não, o celluloid já vem por padrão no linux mint, mas o VLC eu instalei através do arquivo .deb disponível no site oficial do VLC.

Mas o problema não está no VLC em si, acho que deve ser a decodificação dos vídeos mesmo. Realizei um teste hoje e notei que ambos programas também estão deixando o computador super lento com a reprodução com arquivos de música (.mp3)

Vou testar isso agora

Não foi realizada atualização de drivers, apenas dos pacotes que o programa de atualizações do Mint utiliza.

Também estou começando a achar que pode ser algo relacionado ao codecs, pois não me lembro muito bem se foi antes ou após a atualização dele que isso começou a ocorrer.

acabei esquecendo de avisar antes (cerca de 30 dias de atraso kkk), mas a solução que o senhor sugeriu foi que resolveu meu problema ao abrir vídeos no VLC. Voltou funcionar perfeitamente depois de realizar o passo a passo.

como faço pra marcar esse tópico como “resolvido”?

Vc já marcou a solução. Agora vá ao lado do título do tópico, edita e coloca ao lado do título “[RESOLVIDO]” e prontinho!

2 curtidas

muito obrigado

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.