Sistema e ferramentas Linux para gestão de empresas

Olá pessoal, sou novo aqui. Trabalho em uma construtora e sou responsável pela parte administrativa-financeira e uso o windows para me ajudar. Só que eu sou um entusiasta do Linux e sempre tive o desejo de migrar para a comunidade, só que dependo de ferramentas que me ajudem na gestão da empresa. Vocês tem dicas de distribuições que são voltadas pra isso? Ou recomendam alguma? Faço fluxo de caixa, gestão de obras, contas a pagar e receber e etc.

E se tiver algum desenvolvedor por aqui, já pensou em um Kali Linux voltado para gestão de empresas!? Uma distribuição com ferramentas nativas de gestão! Seria de grande valia para muita gente. Enfim, agradeço desde já. Abraço!

2 curtidas

Não existe nenhuma distro voltada para negócios que eu conheça. Mas um concelho: escolha a distro onde se sente melhor. Se colocar uma distro que não conheça bem irá demorar mais tempo, e irá perder produtividade. Se os seus aplicativos tiverem uma versão para linux ou que dê para colocar no wine, aconselho ir ou para o Linux Mint ou o Zorin Os, por serem parecido com o windows, e como você já está familiarizado irá ter um ganho significativo na produtividade. Espero que esta dica tenha o ajudado!

Kali para gestão de empresas? Viajou bonito!

Eu tenho uma remaster (ainda na versão 18.04.4) do Xubuntu que é muito leve e minimalista, vindo com o Stoq ERP pronto para instalar.

Kali é uma distro com ferramentas voltado para Pentest e afins, o que não tem nada haver com gestão de empresa.

Olá @jailtoncardoso,

Seja bem vindo ao fórum! Espero que tenha muitas boas experiências e aprendizados por aqui.

Quanto a sua dúvida seria bom você especificar:

• Quais softwares de gestão de empresas você necessita?

• Quais softwares que você esta acostumado no windows que realmente necessita que estejam presentes no linux em seu ambiente empresarial e quais você aceita que exista uma certa adaptação, usar outros parecidos, mas sem as exatas mesmas funcionalidades ou em que se obtenha o mesmo resultado de uma forma diferente?

Desenvolva um pouco mais, se considerar que for o caso, para que as pessoas possam te ajudar mais precisamente.

Para te dar algumas sugestões encontrei esta aqui e esta outra também, para gerenciadores financeiros.

Tenha em mente que a sua abertura a mudança e adaptação conta muito a seu favor caso queira mudar definitivamente para o Linux. Também deve levar em conta as imposições externas (outros setores da empresa, clientes com os quais se relaciona, órgãos governamentais e seus softwares que geralmente funcionam melhor no windows, etc), coisas que estão além de seus próprios gostos e iniciativas e que podem se tornar uma barreira ou não na sua adoção de distros linux. Outra coisa que pode ajudar é que tudo que puder fazer ou costuma fazer pelo navegador não terá problemas grandes problemas no linux já que terá as mesmas funcionalidades.

Se você já não percebeu, com o tempo irá perceber que no linux as coisas não são tão unificadas assim. São várias distribuições linux cada uma com suas peculiaridades (em alguns momentos elas convergem em recursos, em outros divergem). A kali linux que você citou é uma das tantas distribuições linux. Existem muitas outras para conhecer e ver se te agradam e te atedem.

No mais, apesar dos pontos citados, não é difícil e muito menos impossível desenvolver atividades de gestão de empresas no linux. Para todos os problemas que encontrar sempre vai existir ou uma solução multiplataforma, ou um software alternativo ou algo que você possa fazer ou se adaptar para e resolver o problema. A questão é mais se conhecer como usuário e as imposições externas que mencionei, se elas são recorrentes ou apenas algumas vezes por ano, e testar para ver se usar as distro linux no seu cotidiano de empresa te atrapalha ou te ajuda.

Sobre o Stoq ERP citado pelo @Daigo, tem esta entrevista aqui, que o Dio fez há 3 anos, ou o Youtube da Stoq, ou o próprio site.

Espero ter ajudado!

1 curtida

Acho que vocês não entenderam quando eu disse Kali Linux… rsr
Eu sei que é um distro voltado a pen teste e profissionais da segurança! Eu quis fazer uma analogia com uma distro que nativamente já venha com softwares de gestão de empresas, assim como o Kali vem com ferramentas de forma nativa. Entenderam?

Ai caso alguém conhecesse alguma distro voltado para esse nicho, gostaria de testar. Enfim…

Oi Dan, obrigado pela resposta, bem completa!

Resumidamente eu utilizo um software desenvolvido para a empresa de gerenciamente de fluxo de caixa, utilizo bastante planilhas e sistema bancário fornecido pela própria insituição.

Eu ouço muita gente falar do Ubuntu, seria uma boa escolha para início sabendo que eu preciso utilizar essas ferramentas que citei anterioamente?

Possívelmente meu softrware de fluxo de caixa não iria funcionar, mas eu poderia ver algum próprio do linux para substituir, uma vez quê ele já está precisando de algumas atualizações, e o linux pode ter algo melhor para oferecer.

1 curtida

Olá @jailtoncardoso,

Fico feliz que posso ter ajudado de alguma forma.

Sobre planilhas no linux tem o Libreofice, o WPS Office, o Onlyoffice, etc.

Sobre o sistema bancário minha preocupação seria se não existe algum tipo de autenticação/certificado de acesso ou transação bancária específica da empresa, que só funcione no windows o que poderia te atrapalhar.

Sobre o software de fluxo de caixa o problema talvez seria se você exporta estas informações para compartilhar com outras pessoas que usam outros programas diferentes e lá na hora de importar, se as informações seriam importadas corretas ou não. Teria de testar, se este for o caso.

Mas enfim, isso você pode verificar pois conhece a própria realidade. Não acho que seja impedimento a usar linux. Hoje em dia tem muita coisa que funciona bem no linux, muita coisa que podemos acessar pela web pelo navegador, ou mesmo como você disse, bons programas dentro do próprio linux. Esta parte de planilhas, para mim funciona muito bem, a não ser que você precise ficar usando planilhas com macros e configurações mais avançadas do excel, aí não funciona pelo fato dos comandos no linux serem diferentes, mas para dispor dados financeiros e fazer as contas tradicionais de planilhas me atende bem.

Sobre qual distribuição linux usar, considerando que você seja como a grande maioria das pessoas, que quer apenas usar o pc apenas para suas tarefas de trabalho e lazer do cotidiano, não quer ficar se esbarrando muito em configurações ou coisas muito diferentes do windows, algumas boas opções, na minha compreensão atual, são Linux mint, Zorin OS, Ubuntu, etc.

Porém gostaria de fazer uma ressalva, para que você tenha em mente o seguinte: em linux não tem resposta pronta, muito menos consenso entre usuários sobre o que é “melhor” fazer. Você é que vai tem é que conhecer bem a si mesmo, que tipo de usuário de tecnologia você é e, a partir daí, começar literalmente a testar algumas das tantas distribuições até que se sinta confortável de ficar em uma ou mais de uma delas.

Para te relatar algo da minha experiência, comecei a ficar definitivamente como um usuário linux, a me ambientar e a conhecer melhor o que o linux podia me oferecer, a partir do momento em que parei de pensar em “como instalar determinado programa do windows no linux” e a pensar diante de um problema qualquer em “o que será que existe de software já disponível no linux para me ajudar?”. Não é que seja impossível instalar softwares desenvolvidos apenas para windows no linux, mas é que nem sempre o resultado é o que a gente espera, nem sempre temos tempo ou interesse em ficar aprendendo, ainda mais essa não sendo nossa principal atividade de obtenção de renda, e acabamos ficando frustrados demais e injustamente com o linux, exigindo dele algo que ainda não está apto para pleno funcionamento nele ou que não temos conhecimento suficiente para fazer funcionar adequadamente. Este tipo de mentalidade de querer sempre as coisas do windows do linux me fazia, nas dificuldades, a ficar na “tentação” para largar tudo e usar apenas o windows onde temos a sensação de que “tudo funciona, como sempre acostumei que funciona”. Meu maior problema foi com as tais imposições externas (empresas, governos, clientes, etc) que citei na postagem anterior, mas para isso, no meu caso, quando não encontrei nenhuma solução dentro do linux, sempre tem a opção de ter o windows ou em dual boot com o linux, ou em uma máquina virtual, ou em um pc separado. Uma escolha não exclui definitivamente a outra, nas ocasiões em que for preciso usar.

O principal para dar certo, a meu ver, é você ter a mentalidade de eu vou usar linux e tentar me virar e me adaptar ao máximo com o que ele tem a oferecer.

Mais uma vez seja bem vindo ao fórum e ao linux!

Em meu projeto, da remaster para empresas, pretendo ter a oferta das mais variadas opções com foco nas empresas, mas criar instalador e configurador para cada 1 delas é trabalhoso.

Já pesquisou sobre softwares web? Sem precisar de instalação…pode ser uma idéia.

A maioria das soluções q pretendo apresentar são para a web - ou seja: vc instala em um server local ou de terceiro e vende o acesso.