Pessoal estou com uma duvida, nao sei se acontece em todas distro e com vcs. ao fechar a tampa do meu notebook um dell G15 5520 usando debian 13 o mesmo nao funciona o sistema de resfriamento como ventoinhas. mais ele está ok funcionando normalmente. quando abro a tampa o sistema entra em ação.
Falo isso pois quando ele se encontra com a tampa em modo de suspensao o notebook fica muito quente. no windows eu nao tinha esse problema, porque realmente ele entrava em modo de hibernação usando o minimo de energia.
No linux é possivel realizar essa proeza?
1 curtida
Meus computadores Samsung com o Mint não apresentam esse tipo de problema.
Curiosidade: você habilitou os repositórios do Debian para programas proprietários?
2 curtidas
Olá @Cristian_Souza !!
Isso que você descreveu é um comportamento esperado no Linux quando o notebook entra em suspensão ao fechar a tampa. Nesse modo, praticamente todo o hardware é colocado em estado de baixo consumo (inclusive as ventoinhas), por isso ele acaba aquecendo se ainda houver algum processo ativo em segundo plano.
No Windows, o padrão é muitas vezes hibernar (salvar o estado da RAM no disco e desligar completamente), por isso ele não aquece.
No Linux, dá pra configurar para ele hibernar em vez de suspender quando fecha a tampa. No Debian 13, você pode fazer isso:
-
Editando o arquivo de configuração do logind:
-
Abra o terminal e edite o arquivo com:
sudo nano /etc/systemd/logind.conf
-
Encontre (ou adicione) as linhas:
HandleLidSwitch=hibernate
HandleLidSwitchExternalPower=hibernate
-
Salve o arquivo e reinicie a máquina.
-
Agora, ao fechar a tampa, ele vai hibernar em vez de suspender.
Detalhe: Se o sistema hibernar e depois voltar corretamente, ótimo. Se não funcionar, pode ser preciso adicionar uma partição ou arquivo de swap grande o suficiente (pelo menos igual ao tamanho da sua memória RAM).
Outra dica: se vc preferir que ele simplesmente não faça nada ao fechar a tampa (por exemplo, se quiser deixar baixando algo), basta colocar:
HandleLidSwitch=ignore
HandleLidSwitchExternalPower=ignore
no mesmo arquivo.
4 curtidas
blz meu amigo, deixei configurando conforme orientação.
antes
Depos
1 curtida
acho que deu certo meu amigo, quando reiniciei ele apareceu uma mensagem de resume hibernate. deixei alguns aplicativos em aberto e quando entrei na tela inicial estava do mesmo jeito.
Obrigado.
1 curtida
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.