Olá pessoas!
Sou relativamente novo no mundo linux.
Gostaria de saber se é possível eu formatar uma partição em meu HD em que o Windows e Linux (em dual boot) consigam ler ao mesmo tempo, como se fosse um pen drive.
A idéia é ter por exemplo:
- Disco C
- / (diretório raiz linux)
- Disco E ou /home
Seria uma terceira partição, mas que o windows e linux possam acessar os arquivos e usar como bem entender (especialmente para armazenamento de dados pessoais).
Qual sistema de arquivos o linux e windows lêem ao mesmo tempo? Existe um sistema de arquivos que eles lêem ao mesmo tempo? Isso é possível? Agradeço se puderem me ajudar!
1 curtida
Sim é possível. Se você particionar o seu disco no Windows mesmo em dois discos virtuais ele poderá ser lido e manipulado pelo Linux porque o Linux lê nativamente discos em formatos do Windows, mas, o contrário não ocorre nativamente no Windows, só com uso de software de terceiros.
Então minha dica é: instale o Windows, depois instale o Linux (em outra partição ou disco) e depois redimensione a partição do Windows criando um terceiro disco virtual com padrão do Windows, assim o disco estará acessível tanto no Windows, quanto no Linux.
No caso do Linux em algumas distribuições os discos de Windows são montados automaticamente, em outras eles ficam visíveis, mas, só são montado quando você os acessa pelo gerenciador de arquivos e neste momento o mesmo pergunta se você quer montá-los.
3 curtidas
Sim é possível e bem simples. Basta vc criar uma partição em ntfs ou em exfat que o Linux (se sua distro não for exótica rs) vai ler e o Windows também.
Nota: Eu costumo usar esse termo “exótica” porq como uso Ubuntu, pra mim tudo é fácil e funcional. Então eu já aviso q se a pessoa usa aquelas distros mais manuais q precisa compilar isso, habilitar aquilo e etc, algo pode n funcionar.
1 curtida
Por nada, tranquilo.
Eu mesmo uso assim.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.