Sistema contábil

Saudações a todos…
Primeiramente peço que perdoem se eu estiver no tópico errado.

Vamos lá…

Sou contador. Estou tentando me desprender do Windows. Já contei em outro tópico o motivo.
Estou em processo de migração. Porém, tenho alguns problemas com meu sistema contábil. No caso uso o DOMINIO SISTEMAS. Ele é um programa contábil que roda na nuvem, e seu servidor é Windows. Para acessar, precisamos fazer login em uma página da internet, e essa página nos fornece um plugin para ser instalado no computador, e esse plugin faz a conexão, abrindo uma nova janela, que não depende do navegador, e nessa nova janela é apresentado o sistema contábil.
Essa plataforma contábil é chamada DOMINIO WEB. Para instalar o plugin no windows, basta abrir o instalador, clicar em next 3 vezes e pronto.
Para instalar no ubuntu, o processo é bem extenso. Veja no link: SITE PARA INSTALAR O PLUGIN DO SISTEMA CONTABIL NO LINUX

Alguns dos comandos fornecidos no site, não retornam nenhuma mensagem.
Após realizar todos os passos da instalação, abrir o navegador, e logar no site, o navegador pede para abrir o plugin, e o plugin abre normalmente. Porém, a janela não fica totalmente preenchida, e os icones não aparecem na dock do ubuntu. (se utilizar outras docks, como por exemplo a PLANK DOCK, o icone aparece normalmente.)

Então lá vai a pergunta…
Alguém consegue me ajudar a resolver essa questão da janela do plugin não preencher toda a tela quando maximizada?
Outro ponto é: Alguém tem sugestões de como resolver esse problema do icone não aparecer na dock ubuntu?

Será que seria melhor usar a versão windows desse plugin e tentar rodar no playonlinux? Apesar de que acho que não dará certo…

Existem programas (não sei se é esse o caso, mas parece) onde mesmo existindo o botão “Maximizar” o programa não preenche toda a tela, o botão funciona como um “restaurar” (tem n motivos que levam a isso), agora sobre o ícone eu não sei cara, testa uma dock como o Plank

Abre dentro do navegador?
Se sim, qual navegador vc usa?

rsrs
Foi o citado… Uma dock como o plank resolve. Porém na dock padrão do ubuntu não funciona rs.
E no windows o programa roda preenchendo a tela completa.

Então… No navegador acesso o site de login, e faço a autenticação. Ai o navegador solicita para abrir o plugin que foi instalado.
Uso opera e chrome.

Já tentou usar a tecla f11 para colocar na tela inteira?

Já tentou usar o Firefox para ver se apresenta o mesmo erro?

Olá amigo, conseguiu resolver o problema? Já tinha comentando no outro post seu, eu também sou contador e estou sempre buscando soluções linux para nossa profissão, como está o andamento do uso dos softwares do Governo? Sped, receitanet, DIRF, SEDIF (DeSTDA) etc… No trabalho usamos Windows 10 e 7 e nosso sistema também é o domínio, você conseguiu resolver esse problema do Domínio? Sei que mudar de sistema contábil é osso, mas tem um Software chamado Calima ERP que tem suporte para Linux com instalador .deb

1 curtida

Eu tbm sou Contador, e apesar de atuar no setor público, eu faço meus corres por fora tbm.
Pegando carona com os colegas de profissão, vocês estão conseguindo rodar o programa do Imposto de Renda de forma tranquila no Linux?

Se sim, consegue aproveitar os arquivos das declarações realizadas no Windows?

Fala Rafael, tudo bem?

Então, sobre a migração, consegui fazer as instalações dos softwares da receita no ubuntu como vocês me indicaram no post anterior, estou com a suite do onlyoffice, mas ainda sinto falta do programinha do outlook para gerir meu e-mail, pois todos os outros achei bem mais complexo. Outro ponto que ainda não migrei de vez, é esse fato do meu sistema contábil ficar com esse bug, e fora esse bug, ele apresentou outro que, caso eu esteja com 2 monitores, e clique para que fique em tela cheia, o software fica com apenas metade em cada janela.
Por fim, eu instalei o Windows 10, deu um trabalhão pra manter o dualboot, pois ele acabou excluindo o grub do ubuntu, e toda vez que eu conseguia fazer o grub rodar no ubuntu, ferrava no windows. Depois de 2 dias, consegui fazer rodar o grub. Agora estou com Windows 10, e ubuntu, no dual boot, e eventualmente intercalo entre eles.
Deixei o ubuntu mais pra diversão, e aprendizado.
Por enquanto pro hard work tenho que ficar no windows 10.
Infelizmente…

Mas valeuu a ajuda.

1 curtida

Da pra rodar tranquilo sim. Não sei se da pra aproveitar os arquivos só copiando a pasta raiz, mas com certeza você pode reimportar os arquivos validados e assinados no windows que vai reconhecer tranquilo no linux.

1 curtida

Opa amigo, desculpa a demora, estou na correria, então, pelo o que entendi o que não te fez mudar 100% de SO foi por conta do sistema contábil (Domínio)? Estou usando em casa o Linux Mint fazendo testes e tal, no trabalho ainda uso Windows, mas tentarei migrar aos poucos, já substituí o MS Office pelo LibreOffice e minha maior dúvida era nos outros programas do governo. Você conseguiu usar Certificado Digital no Ubuntu? DCTF ou usou DCTF Web?

Ps: Não desanima, segue tentando usar o Pinguim.

Então, não testei a questão de como os programas da receita se sairiam no momento de assinar os arquivos usando o certificado digital, porém, consegui importar os certificados muito facilmente dentro do navegador. Outro ponto é que usei um pacote que foi indicado aqui no fórum, me indicaram em um dos dois tópicos que fiz, e isso deixou bem tranquilo a instalação dos programas da receita. Apenas baixando o arquivo no site, e instalando com dois cliques.
Em fim, não estou usando o linux pois o meu sistema contábil, que é minha ferramenta principal, não funciona bem no ubuntu. As janelas ficam todas zoadas, a velocidade do sistema ficou lenta também. Com relação ao pacote office, gostei do only office, mas, infelizmente, essas dificuldades no sistema contábil ta sedo decisivo, e me fazendo ficar no windows.
Sem contar que apesar de o domínio ser um sistema contábil online, o plugin dele demora cerca de 40 minutos pra instalar. Isso devido o monte de etapas.

Galera, seguinte…
Meu ubuntu deu algum problema, e não queria iniciar. Resumindo, pra ter menos trabalho, preferi formatar. Aproveitei, e mudei pro LinuxMint. De cara já informo que me surpreendi, e achei um SO muito melhor, bem mais fluído e sem problemas com relação ao ubuntu. Por mim seria meu SO oficial. Mas pasmem, esse problema da janela não preencher a tela continua. Ainda não encontrei solução. =/