Saudações a todos…
Primeiramente peço que perdoem se eu estiver no tópico errado.
Vamos lá…
Sou contador. Estou tentando me desprender do Windows. Já contei em outro tópico o motivo.
Estou em processo de migração. Porém, tenho alguns problemas com meu sistema contábil. No caso uso o DOMINIO SISTEMAS. Ele é um programa contábil que roda na nuvem, e seu servidor é Windows. Para acessar, precisamos fazer login em uma página da internet, e essa página nos fornece um plugin para ser instalado no computador, e esse plugin faz a conexão, abrindo uma nova janela, que não depende do navegador, e nessa nova janela é apresentado o sistema contábil.
Essa plataforma contábil é chamada DOMINIO WEB. Para instalar o plugin no windows, basta abrir o instalador, clicar em next 3 vezes e pronto.
Para instalar no ubuntu, o processo é bem extenso. Veja no link: SITE PARA INSTALAR O PLUGIN DO SISTEMA CONTABIL NO LINUX
Alguns dos comandos fornecidos no site, não retornam nenhuma mensagem.
Após realizar todos os passos da instalação, abrir o navegador, e logar no site, o navegador pede para abrir o plugin, e o plugin abre normalmente. Porém, a janela não fica totalmente preenchida, e os icones não aparecem na dock do ubuntu. (se utilizar outras docks, como por exemplo a PLANK DOCK, o icone aparece normalmente.)
Então lá vai a pergunta…
Alguém consegue me ajudar a resolver essa questão da janela do plugin não preencher toda a tela quando maximizada?
Outro ponto é: Alguém tem sugestões de como resolver esse problema do icone não aparecer na dock ubuntu?
Será que seria melhor usar a versão windows desse plugin e tentar rodar no playonlinux? Apesar de que acho que não dará certo…
Existem programas (não sei se é esse o caso, mas parece) onde mesmo existindo o botão “Maximizar” o programa não preenche toda a tela, o botão funciona como um “restaurar” (tem n motivos que levam a isso), agora sobre o ícone eu não sei cara, testa uma dock como o Plank
Abre dentro do navegador?
Se sim, qual navegador vc usa?
rsrs
Foi o citado… Uma dock como o plank resolve. Porém na dock padrão do ubuntu não funciona rs.
E no windows o programa roda preenchendo a tela completa.
Então… No navegador acesso o site de login, e faço a autenticação. Ai o navegador solicita para abrir o plugin que foi instalado.
Uso opera e chrome.
Já tentou usar a tecla f11 para colocar na tela inteira?
Já tentou usar o Firefox para ver se apresenta o mesmo erro?
Olá amigo, conseguiu resolver o problema? Já tinha comentando no outro post seu, eu também sou contador e estou sempre buscando soluções linux para nossa profissão, como está o andamento do uso dos softwares do Governo? Sped, receitanet, DIRF, SEDIF (DeSTDA) etc… No trabalho usamos Windows 10 e 7 e nosso sistema também é o domínio, você conseguiu resolver esse problema do Domínio? Sei que mudar de sistema contábil é osso, mas tem um Software chamado Calima ERP que tem suporte para Linux com instalador .deb
1 curtida
Eu tbm sou Contador, e apesar de atuar no setor público, eu faço meus corres por fora tbm.
Pegando carona com os colegas de profissão, vocês estão conseguindo rodar o programa do Imposto de Renda de forma tranquila no Linux?
Se sim, consegue aproveitar os arquivos das declarações realizadas no Windows?
Fala Rafael, tudo bem?
Então, sobre a migração, consegui fazer as instalações dos softwares da receita no ubuntu como vocês me indicaram no post anterior, estou com a suite do onlyoffice, mas ainda sinto falta do programinha do outlook para gerir meu e-mail, pois todos os outros achei bem mais complexo. Outro ponto que ainda não migrei de vez, é esse fato do meu sistema contábil ficar com esse bug, e fora esse bug, ele apresentou outro que, caso eu esteja com 2 monitores, e clique para que fique em tela cheia, o software fica com apenas metade em cada janela.
Por fim, eu instalei o Windows 10, deu um trabalhão pra manter o dualboot, pois ele acabou excluindo o grub do ubuntu, e toda vez que eu conseguia fazer o grub rodar no ubuntu, ferrava no windows. Depois de 2 dias, consegui fazer rodar o grub. Agora estou com Windows 10, e ubuntu, no dual boot, e eventualmente intercalo entre eles.
Deixei o ubuntu mais pra diversão, e aprendizado.
Por enquanto pro hard work tenho que ficar no windows 10.
Infelizmente…
Mas valeuu a ajuda.
1 curtida
Da pra rodar tranquilo sim. Não sei se da pra aproveitar os arquivos só copiando a pasta raiz, mas com certeza você pode reimportar os arquivos validados e assinados no windows que vai reconhecer tranquilo no linux.
1 curtida
Opa amigo, desculpa a demora, estou na correria, então, pelo o que entendi o que não te fez mudar 100% de SO foi por conta do sistema contábil (Domínio)? Estou usando em casa o Linux Mint fazendo testes e tal, no trabalho ainda uso Windows, mas tentarei migrar aos poucos, já substituí o MS Office pelo LibreOffice e minha maior dúvida era nos outros programas do governo. Você conseguiu usar Certificado Digital no Ubuntu? DCTF ou usou DCTF Web?
Ps: Não desanima, segue tentando usar o Pinguim.
Então, não testei a questão de como os programas da receita se sairiam no momento de assinar os arquivos usando o certificado digital, porém, consegui importar os certificados muito facilmente dentro do navegador. Outro ponto é que usei um pacote que foi indicado aqui no fórum, me indicaram em um dos dois tópicos que fiz, e isso deixou bem tranquilo a instalação dos programas da receita. Apenas baixando o arquivo no site, e instalando com dois cliques.
Em fim, não estou usando o linux pois o meu sistema contábil, que é minha ferramenta principal, não funciona bem no ubuntu. As janelas ficam todas zoadas, a velocidade do sistema ficou lenta também. Com relação ao pacote office, gostei do only office, mas, infelizmente, essas dificuldades no sistema contábil ta sedo decisivo, e me fazendo ficar no windows.
Sem contar que apesar de o domínio ser um sistema contábil online, o plugin dele demora cerca de 40 minutos pra instalar. Isso devido o monte de etapas.
Galera, seguinte…
Meu ubuntu deu algum problema, e não queria iniciar. Resumindo, pra ter menos trabalho, preferi formatar. Aproveitei, e mudei pro LinuxMint. De cara já informo que me surpreendi, e achei um SO muito melhor, bem mais fluído e sem problemas com relação ao ubuntu. Por mim seria meu SO oficial. Mas pasmem, esse problema da janela não preencher a tela continua. Ainda não encontrei solução. =/
1 curtida
Fala meu amigo, não tive tempo de responder antes, vi quinta-feira a sua mensagem. Então, como comentei antes eu também sou contador e estou nesse caminho sem volta de usar o GNU/Linux rsrsrs, realmente é uma maravilha, visto que antes meu notebook tinha suporte para o Win11 e agora não têm mais, vai saber o por que.
O Linux Mint é muito bom, mas eu voltei para o POP_OS! por ser simples como o Mint e por gostar do Gnome, mas recomendo para tirar dúvidas você usar o grupo no Telegram do Linux Mint Brasil lá a galera é bem ativa.
Infelizmente não faço ideia desse problema do Domínio Sistemas, eu utilizo ele no Windows no escritório que trabalho, mas é tranquilo, esse erro pode ser algum bug por eles não darem suporte para Linux, eu já utilizei no Linux tranquilamente o Fortes Web e o Calima ERP todos versão Web e o Calima ERP tem pacote .deb, já tentou entrar em contato com o suporte do Domínio? Ou coloca nesse grupo do Telegram do Linux Mint Brasil que passei. É uma complicado, pois o coração de uma escritório contábil é o Sistema.
Tem um contador que disse utilizar o Linux em 97% no seu escritório, isso em 2016 vou colocar o Link para você dá uma olhada e ele fala da estratégia que teve que fazer com seu sistema e tal, segue o link.
É uma pena que eu não consegui entrar em contato com ele para saber como está hoje, mas já conversei agora recente com um advogado que utiliza Linux em seu escritório.
Enfim, estou na luta também e pretendo não parar de usar o PInguim rsrs, ainda mais agora que consegui substituir o MS Office pelo LibreOffice, e na época estava pensando em aprender Power BI, mas conheci o Pentaho e irei me organizar para aprender + Metabase enfim, continuarei na luta.
Aqui não funciona, eu faço tudo conforme o tutorial e ao clickar pra entrar nao acontece nada, eu aperto e depois de um tempo me redireciona pra o tutorial de instalação, alguém me ajuda uso o ubuntu 22.04 lts