Sistema clonado de HD para SSD lento

Galera… lá em Setembro/2019, eu abri um tópico com algumas dúvidas sobre clonar HD para SSD, sem ter que formatar e instalar tudo de novo.

Pois bem… percebi que, ao abrir programas e navegadores, me parecia, ao menos pela atividade de disco, que os programas estão carregando do sistema do HD e não do SSD.

Verificando em Discos, obtive as seguintes imagens:



…baseado nas imagens acima, posso dizer que meu sistema está sendo carregado pelo HD e não pelo SSD… certo?

Como a resposta provável é “Sim”, a minha ideia é, depois do expediente, desligar o HD e iniciar apenas pelo SSD para teste de inicialização/boot (ou recuperação de boot) e, posteriormente, atualizar o sistema.

Em seguida, desconectar o SSD, inicializar com um pendrive live e formatar a partição ext4 do HD. Essa ext4 formatada vou deixar apenas para o timeshift utilizar como backup.

Nunca parei para verificar isso pois como é o PC de trabalho e as atividades profissionais tomam tempo, acabei percebendo isso só hoje.

Enfim… aguardo comentários.

1 curtida

Olá @elviolmp tudo beleza?

De acordo com as imagens, realmente você não está utilizando o SSD no momento.
Mas, observando as partições me parece que o SSD não tem todo o conteúdo suficiente para dar boot através dele: falta a partição "/boot/efi " que guarda a imagem de inicialização.

Sugiro dar uma revisada em tudo antes de tomar qualquer ação de apagar dados, porque provavelmente o que está no SSD são apenas seus arquivos e não um sistema operacional usável.

:vulcan_salute:

1 curtida

Pois… eu preparei uma partição para /boot…

veja a imagem:
ssd_boot

1 curtida

Se você copiou as partições na mesma ordem do sistema original existe uma grande change de funcionar, mas se você mudou a ordem pode ser que alguma referência fique inválida no /etc/fstab" e precise ser corrigida manualmente.

Mas, testar não vai doer :slight_smile:

2 curtidas

Sim… pelo que entendi, quando verifiquei pela manhã, o SSD é o sistema de boot padrão na BIOS, porém, qdo ele encontra a entrada do GRUB, provavelmente está direcionando para inicializar o sistema que está no HD e não o do SSD.

Talvez seja até o caso apenas de editar a entrada do GRUB… mas, vou analisar melhor no final expediente e decidir exatamente o que fazer.

Agora que observei tb que o UUID do HDD e do SSD é igual… (talvez por ter sido clonado)!
HDD = 3fcfbdc8-8f10-495f-9fc8-04b34ab9c191
SSD = 3fcfbdc8-8f10-495f-9fc8-04b34ab9c191

Aqui uma solução possível… trocar o UUID do sdb1:

2 curtidas

Então… para finalizar… ontem fiquei um pouco além do horário e resolvi a situação da seguinte maneira:
com um pendrive “live”…
Comandos:
#blkid
#fsck -f -v /dev/sdb1
sudo tune2fs /dev/sdb1 -U RANDOM

Reiniciei e tudo funcionando com o sistema carregando pelo SSD normalmente.


img_ssd

Cronometrei o tempo aproximado das etapas de ligar, boot e carregar a área de trabalho:
POST = ~15s
boot = ~12s
área de trabalho (após a digitação da senha) = ~10s

Ainda tem um outo ajuste e redimensionamento de partição que farei em outro momento.

Valeu pelos comentários.

2 curtidas