Singela pergunta sobre o Plasma (várias distros)

Oi, tudo bem? Eu gosto do KDE, uso já faz um bom tempo. Esse ano me aventurei pelas Window Managers mas voltei pro Plasma. Agora vem a minha pergunta: Porque, em grande parte das distros com KDE, se tu for salvar uma foto ou qualquer arquivo pelo navegador, abre o Nautilus e não o Dolphin pra tu escolher onde salvar? Existe alguma configuração no Plasma pra isso mudar? As únicas distros que usei que, de fato, abria o Dolphin eram o Tumbleweed e o KDE Neon. O Arch abriu o Dolphin por um tempo mas depois foi pro Nautilus. Queria saber porque acontece e se tem como mudar. Obrigado

Boa noite.
Esse comando irá mostrar qual é o gerenciador de arquivos que você está usando.
xdg-mime query default inode/directory

Se quiser trocar: xdg-mime default thunar.desktop inode/directory
Troque o thunar pelo gerenciador desejado.

Qual selecionador de arquivos será usado é uma decisão do desenvolvedor do aplicativo. Naturalmente a maioria dos aplicativos usam o selecionador de arquivos do GTK, por conta de o GNOME ser a DE mais usada.

Teste o seguinte: instale os pacotes xdg-desktop-portal e xdg-desktop-portal-kde se eles já não estiverem instalados. Em seguida, coloque a variável GTK_USE_PORTAL=1 no arquivo /etc/environment (para aplicar a solução globalmente) ou no arquivo ~/.bash_profile (para aplicar a solução apenas ao seu usuário).

Se o GTK_USE_PORTAL=1 não funcionar, teste com GDK_DEBUG=portals.

OBS.: a solução acima só funciona para aplicativos que implementam o xdg-desktop-portal.

2 curtidas

Vi essa solução em um vídeo: KDE file picker no Firefox: about:config set widget.use-xdg-desktop-portal=1 instead of 2

Na verdade esses são os diálogos do KDE ou GTK para carregar ou salvar arquivos. O uso deles dependo de como o aplicativo foi construído. O Firefox necessita de um pacote adicional para se integrar melhor ao KDE.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.