Olá, pessoal!
Quero compartilhar uma experiência positiva que tive ao utilizar uma aplicação rodando num contêiner no meu sistema operacional Zorin OS.
A ferramenta em questão é o Silhouette Studio, que infelizmente é a única capaz de abrir os arquivos no formato .studio3. Graças ao Winboat (que encapsula o ambiente Windows em um contêiner)que instalei através do LinuxToys, consegui rodar o programa e realizar meu trabalho completamente, incluindo o corte na minha Cameo 4 via conexão USB.
Meu Setup:
Para contexto, estas são as especificações do meu sistema:
- Sistema Operacional: Zorin OS 17.3 x86_64 (Kernel 6.8.0-65-generic)
- Hardware (Host): Lenovo IdeaPad Gaming 3 15IHU6
- Processador: 11th Gen Intel i5-11300H (4.400GHz)
- GPU: NVIDIA GeForce GTX 1650 Mobile / Max-Q e Intel Iris Xe Graphics
- Memória: 16 GB de RAM
- Disco Principal: NVMe SSD com 468 GB
Desafios e Desempenho
Como era de se esperar ao rodar um sistema dentro de outro, o desempenho não é máximo. Tive alguns contratempos notáveis:
- Tempo de Carregamento: A abertura de arquivos e do próprio aplicativo levou um tempo consideravelmente maior do que levaria nativamente no Windows.
- Pequenos Travamentos: Encontrei alguns travamentos intermitentes.
Apesar disso, no final, consegui concluir a tarefa que havia me proposto. Se você tiver paciência e entender que está operando com a penalidade de desempenho de um ambiente virtualizado, a produtividade é perfeitamente alcançável.
Dica Importante sobre Conectividade
Uma observação crucial para quem pretende usar aplicações que dependem de hardware externo (como máquinas de corte ou impressoras):
A conectividade deve ser via USB. Conexões sem fio, como Wi-Fi e Bluetooth, não funcionaram para o reconhecimento da Cameo 4 e das impressoras neste setup.
Se você está pensando em migrar para o Linux ou busca uma forma de rodar esse tipo de aplicação específica, o uso de contêineres como o Winboat
é uma solução viável e altamente recomendável!
Deixo em anexo os prints para quem quiser conferir o Silhouette Studio rodando no Zorin OS.