Shotwell & Rawtherapee: gestão de imagens do básico ao avançado

Seja você é um entusiasta de fotografia ou simplesmente alguém com uma vasta biblioteca de imagens, estes dois programas podem te ajudar de diversas formas: seja melhorando a qualidade de suas imagens, ou até mesmo, ajudando a otimizar espaço, mantendo apenas as melhores versões de cada arquivo.

Em ambientes profissionais, como agência e empresas que precisam lidar com uma grande quantidade de imagens, o gerenciamento destes ativos (imagens, fotos originais e logotipos) pode se tornar uma tarefa bastante complexa.

Alternativas ao Lightroom para gerenciamento de imagens

Pessoas que enfrentam este desafio, podem utilizar diversas soluções de software livre para cuidar dessa tarefa, muito importante em qualquer agência. Uma das soluções de mercado mais conhecidas é o Adobe Lightroom que faz parte da solução Adobe Creative Suite, porém, neste conteúdo destacarei dois softwares livres que permitem ir do básico ao avançado: não apenas controlando o conteúdo, mas, também, auxiliando na produtividade com ferramentas úteis e facilmente acessíveis.

Shotwell: correções e visualizador rápido

Shotwell é um organizador de fotos criado em GTK, rápido e fácil de usar e faz parte do ambiente GNOME, oferecendo edição básica de fotos, como corte, correção de olhos vermelhos, ajuste de cor e endireitar. Com ele é possível importar fotos de dispositivos como câmeras, smartphones, cartões de memória e diretórios armazenados no disco local ou compartilhamentos de rede.

RawTherapee: tratamento em lote e edição não destrutiva

RawTherapee é um poderoso sistema de processamento de fotos raw disponíveis para plataformas Linux, Windows e Mac. Ele foi projetado para trabalhar com arquivos raw de uma ampla gama de câmeras digitais e direcionado a usuários que vão desde entusiastas até fotógrafos profissionais.


Links Interessantes

https://www.rawtherapee.com

https://wiki.gnome.org/Apps/Shotwell

:vulcan_salute:

10 curtidas