SHELL SCRIPT: Refiz um 🤖 de 4 anos atrás

Opa galera, tudo bem?

Eu estava fazendo uma limpeza no meu Github alguns dias atrás. E encontrei o que eu chamo de “Saulo-Bots”; scripts com inteligência de máquina de estado.

Eu os projetei para, através de um colmeia, terem a capacidade de imitar alguma habilidade minha.

E decidi refatorar alguns. O primeiro foi o que mais usei durante minha jornada de distro hopping, ele é responsável pelo backup.

Eu tirei a parte do backup semi-automático nas sextas-feiras pois ele usava o sistema de pastas compartilhadas entre Google e Gnome, mas não uso Gnome no momento.

Estou compartilhando aqui para incentiva-los que o legal do Linux é fazer seus próprios softwares. E foi legal eu ter que relembrar de como eu programava 4 anos atrás.

Robot-Backup

3 curtidas

Refatora o script, usa Rsync em vez do cp -r, vai diminuir muitas linhas e vc terá um backup mil vezes mais rápido e com barra de progresso.

3 curtidas

Funciona em todas as distros?
A ideia dos meu bots é funcionar em qualquer cenário, sem muita manutenção. Por isso, máquina de estado.

Más agradeço muito o conselho.

Funciona sim, no máximo você só precisa instalar o rsync.

A vantagem do rsync é que ele só faz o backup completo na primeira vez. Depois disso, copia apenas os arquivos novos ou alterados, o que deixa tudo muito mais rápido do que usar cp -r, que sempre refaz tudo do zero.

Além disso, o rsync preserva permissões, donos e links, deixando o backup mais fiel.
Eu costumo manter um espelho em um HD externo e, de tempos em tempos, gero um ZIP dessa cĂłpia para ter uma versĂŁo congelada.

3 curtidas

Reforçando a dica do @tijolaum , tem esse post interessante também:

3 curtidas

Agradeço o comentário.

Mas, embora tenha novas formas de fazer um castelo, elas nĂŁo desmerecem as formas antigas.

Pelo contrário, volta e meia, nós temos que voltar a usar as formas antigas.

Isso deve-se que parte da inteligĂŞncia lĂłgica Ă© nada menos que um cadeia de conhecimentos absorvidos por certo tempo.

Com isso, eu sempre projeto coisas pessoais com essa filosofia.

Shame Facepalm GIF by MOODMAN