Shell Script - Onde estudar?

Como faço pra aprender como criar scripts em shell, por exemplo, se eu quiser criar um script que mude os temas pra dark e de dark pra um claro, pra evitar que sempre que fique de noite, eu tenha que ir de configuração em configuração alterando os temas. Existe algum site com documentação ou material grátis na internet, videos/ E-Book’s/ tutorias ?? agradeceria se me indicassem alguns.

3 curtidas

Cara, você vai encontrar cursos que ensinam bash script, mas especificidades assim você precisa procurar por fora

2 curtidas

Internet à fora você encontra muito material sobre shell script, como no YouTube por exemplo. Há cursos também com valor bem acessível como os da Udemy, que até amanhã os cursos estão por R$19,99. Esse por exemplo do Matheus Muller que possui um ótimo canal no YouTube.

Lógico, o curso dará uma margem a você, mas pesquisa e testes são essenciais.

1 curtida

Eu tive um pouco de shell script no curso de Linux da eSecurity. Mas só foi uma base de como funciona, o resto tive que aprender pesquisando, perguntando e praticando. Como eu domino batch script (tbm conhecido como arquivos de lotes do Windows ou “bat script”), eu procuro sempre similaridades entre os comandos. Meu último trabalho foi este script para automatizar a tarefa de montar imagem iso. As dicas que dou são:

  1. Inicialmente, pense em scripts simples e objetivos;

  2. Aprender lógica da programação ajuda e poderá aprender tanto ela quanto o shell script simultaneamente;

  3. Se vc n tem ctz que sabe o funcionamento de algum código, não teste ele até q tenha ctz.

2 curtidas

Não manjo muito, qual diferença de shell script e bash script?

1 curtida

Você pode começar assistindo ao vídeo do Dio.

Veja também os vídeos da Bóson Treinamentos.

2 curtidas

Então, shell script é um conjunto de linguagens que o bash script faz parte, uma explicação detalhada se quiser:

Primeiro, o que é um shell:

Shell é o meio pela qual você inicia os serviços do sistema por maio de ações, pode ser gráfico ou linha de comando, em linha de comando tem alguns exemplos:

  • Bash
  • FISH
  • KSH
  • Xonsh

O que é um shell script:

Shell script é um script para alguns desses interpretadores de comandos, ou seja para algum desses shells, daí o nome shell script

O motivo de especificar ser shell script, ou bash script?

Apesar de ter a mesma função cada shell tem uma sintaxe de script diferente segue um exemplo bem simples que faz a mesma coisa em cada shell, ele declara uma função com um looping que conta até 10:

  • Bash
function teste() {
  i="1"
  while [ $i -lt 11 ]; do
    echo "Contando ${i}..."
    i=$[${i}+1]
  done
}

teste
  • FISH
function teste
  set i 0
  while math "$i<11" > /dev/null
    echo "Contando $i..."
    set i (math "$i+1")
  end
end
  • KSH
teste () {
  integer i=1
  while [[ $i -lt 11 ]]
    do
      echo Contando $i...
      (( i = i + 1 ))
  done
}
  • Xonsh
def teste():
  i = 1
  while(i < 11):
    echo contando @(i)
    i += 1

Como dá pra notar a sintaxe varia muito de acordo com o shell usado

3 curtidas