Seu presente de natal vem aí: Linux Mint "Zena"

Linux Mint 22.3 “Zena” está quase pronto, com a maioria dos componentes concluídos e o beta previsto para os próximos dias. O desenvolvimento entrou na fase final e o lançamento estável é esperado por volta do Natal.

Ele traz um novo menu com ícones simbólicos, as ferramentas redesenhadas System Information e System Admin, melhorias no suporte ao Wayland, teclado virtual, Timeshift e Warpinator, além da possibilidade de pausar operações de arquivo no Nemo.

A atualização inclui também night light sempre ativo, melhorias no gerenciamento de modelos e indicadores de notificação por aplicativo no painel.

7 curtidas

Legal, mas não gosto do cinnamon, já o mate é interessante.

1 curtida

Minha única crítica ao excelente Mint é o tema de ícones, poderiam dar uma repaginada, tem tanto tema open source bom, era só dar uma adaptada pra identidade deles.

No mais, testarei essa nova versão com louvor, uma das minhas distros favoritas.

2 curtidas

O Cinnamon me dá a impressão de ser um pouco mal otimizado na performance, parece que ele engasga e fica lento com mais frequência que o KDE e as últimas versões do Gnome, principalmente em máquinas antigas. Até o KDE mais antigo do Kubuntu me parece ser mais suave que o Cinnamon, nas últimas versões nem se fala. Estava testando o CachyOS em uma partição livre do meu HTPC, utilizando o KDE mais recente e, *******, a diferença de performance é absurda.

1 curtida

Com o menu arredondado ta parecendo o gnome se as janelas tb tiver os cantos arredondados vai ficar bonitão.

1 curtida

Quem diria que iriamos achar o Linux Mint bonito.

3 curtidas

Será que no futuro veremos uma release do Linux Mint imutável, OSTree + Flatpak + Cinnamon + Wayland e bonito? Só o tempo dirá!

3 curtidas

Nada é impossível. :grin:

Sendo o Linux Mint uma distro com a proposta de ser a porta de entrada para novos usuários e ser amigável, isso é até plausível.

4 curtidas

Mint é muito estável, alguns relatam problemas com ele, mas eu nunca tive, uso-o há muito tempo. Para mim ele, junto com o Zorin OS são as portas de entrada para leigos em computação tentar uma “nova vida” no “país” Linux.

4 curtidas

Que tive mais problemas foi com manjaro

O mint acho as desktops péssimas, tirando o xfce

O sistema em si é bom

Mint atualmente é meu sistema principal. Muito estável, os softwares padrão do sistema são bons (principalmente o atualizador do sistema, pra mim, é o melhor atualizador das distros que usei até hoje), o Cinnamon é um meio termo entre o Gnome e o KDE (não é tão minimalista quanto o Gnome mas também não “poluído” de opções igual o KDE), o organizador de janelas funciona de forma muito prática, a última release saiu do kernel 6.8 (Xia) para o 6.14 (Zara) (minha placa de vídeo agradece). Agora a questão da beleza pega um pouco viu, mas com um pouco de rice a vida continua! kkkkkkk
Sei que beleza é relativa e que bonito pra mim pode não ser pra outra pessoa e vice-versa mas o meu atualmente está assim:

5 curtidas

O designe do Linux Mint é o que mais gosto de todas as distros. Não tem aquele azul vibrante cansativo do KDE Plasma e Gnome. A cor de seleção do mint é um cinza que não me cansa.

As cores vermelho, azul, verde são muito bem usadas no mint, as pastas amarelo-barro tradicionais foi uma ótima escolha por padrão tbm.

Nada no designe padrão do mint me faz cansar.

A maioria acha feio o tema padrão, mas é o que menos me cansa.

2 curtidas

É muito mesmo, eu usei durante anos quando fazia faculdade e nunca me deixou na mão. Acho que fiquei uns 3 ou 4 anos sem formatar a máquina.

1 curtida

Concordo contigo, tanto que no KDE acabo sempre deixando um esquema de cor muito próximo do que o Mint usa, aquela pegada mais retro, cinza. Esse branco com cor brilhante ou tudo preto pra mim é complicado, ambos cansam demais a vista.