Seu Linux Mint está "seguro"?

Em uma postagem anterior no blog, o líder do projeto Linux Mint Clement Lefebvre, comentou sua preocupação com os dados que indicam que uma parcela significativa dos usuários do Mint estavam ignorando as atualizações de segurança do sistema e talvez até mais preocupante: algo entre 5 e 30% dos usuários ainda estão utilizando o Linux Mint 17.x, que já chegou ao “fim de sua vida útil”.

Na sua postagem mais recente, Clement além das informações habituais sobre o andamento do projeto, correções de bugs, aproveitou para citar as informações anteriores “clamando” aos usuários que atualizem seu sistema e demonstrando algumas mudanças que a equipe pretende implementar, para incentivar que mais usuários mantenham seus sistemas atualizados.

As distribuições devem “incentivar fortemente” que os usuários mantenham seus sistemas atualizados? Ou deveriam confiar que cada usuário sabe o que faz?

Comente com o que você pensa a respeito.


Links
https://blog.linuxmint.com/?p=4030

https://blog.linuxmint.com/?p=4037

8 curtidas

devo me preocupar com esta noticia/declaração? (considerando que tenho Mint 20.1 e sempre atualizo tudo que aparece)

1 curtida

Se você mantém seu sistema atualizado e não está usando uma versão sem suporte, não vejo motivos para preocupação.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Tem uma situação muito complicada aí, pois o Linux Mint 17 pode rodar em máquinas bem antigas, e até a versão 19 (no geral) ainda há suporte para os 32 bits. Sem contar que tem usuários teimosos e os que realmente estão cientes ao permanecer em uma distro desatualizada.

Mas no meu caso, prefiro sempre ter uma distro atualizada (e estável), mas entendo que não são todos que tem acesso a um computador minimamente “moderno”.

1 curtida

Depois do fiasco do Website? Mais fácil migrarem pro Pop!_OS que atuaizarem pra outra versão

Eu tenho duas coisas a falar, que margem de erro é essa? Jesus! e A maioria dos que mantém o sistema antigo é porque são computadores de terminal, só pra acessar coisas bestas, usar o LO e afins, todo o CISRUN Macronorte (Vulgo SAMU do norte de Minas Gerais) usa o Mint em computadores que são usados pra fazer checklist de materiais e requisição de produtos

1 curtida

O Clement explica isso no post, como o Mint não implementa nenhum tipo de telemetria, as métricas são estimados de maneira indireta, acredito eu com base nos dados de acesso aos servidores.

:vulcan_salute:

1 curtida

Ss, eu li, a métrica dele foi meio que só pra ver se tinha, 5% do Firefox Start Page e 30% do APT por isso fica estranho, ele poderia ter usado só uma ficaria menos estranho e continuaria válido

1 curtida

E por essas e outras que eu gosto de algo “arcaico” kkkkkk
Tem gente que não atualiza pq pode perder parte do suporte do hardware ja que atualiza o mais critico… Se realmente os devs querem colocar o projeto pra ser melhor que o concorrente tem q no minimo oferecer o dobro do suporte, isso e coisa que por exemplo a MS faz ha anos…

1 curtida

Essa questão do 32bits pode ser contornada usando o LMDE.

1 curtida

Pra mim, só o fato de usar o Mint já é um problema de segurança. O passado do Clement o condena (modificou o código do Banshee para embolsar 100% do dinheiro das vendas feitas dentro do aplicativo).
Se ele teve essa audácia de modificar o código do Bansheel para obter vantagens, ele certamente não teria problema nenhum em usar o sistema operacional para obter dados dos usários e lucrar com eles.

1 curtida