Olá pessoal, eu já tenho dado uma olhada no Linux a algum tempo tanto para jogar quanto para trabalhar, mas principalmente para trabalhar.
Não consigo usar Linux muito bem no meu setup atual por 2 motivos, sendo eles:
O uso de uma RTX4070TI da Nvidia, tendo assim muita dificuldade para atualizar drivers e extrair o potencial máximo.
O uso de uma maquina Alienware aurora R15 com gabinete inclinado, que impede que eu possa fazer ajustes e upgrades fora do ecossistema da Nvidia e Intel.
Por causa disso eu acabei decidindo montar um PC com AMD voltado para a compatibilidade com o Linux, porem não tenho ideia de qual seria o melhor setup para não ficar depois com dificuldades para achar drives e configurar, e eu preciso de uma maquina que seja muito potente, pois trabalho com desenvolvimento de jogos e utilizo programas que pesam bastante em CPU, Memoria Ram e GPU.
Cheguei a montar um setup pela Kabum que da uma ajustada na compatibilidade das peças mas não sei se e o ideal para o uso do Bazite que e o que pretendo instalar, alguém que manja ai poderia dar algum pitaco na montagem do Setup?
Bem, dei uma olhada no vídeo do Adrenaline nesse computador e é possível alterar a placa de vídeo. Ela vai perder a sustentação original, mas seria questão de colocar um apoio universal regulável para resolver. A Dell usa aqueles super apoios porque a peça mais frágil no despacho do computador é justamente a placa de vídeo, que pode até quebrar caso a embalagem tenha algum tipo de choque. Inclusive a dica pra transportar o computador é tirar a placa de vídeo no local, transportar o desktop e a placa de vídeo desmontados, depois montá-los novamente no novo endereço.
Aqui meus pitacos, dentro de alinhar uma visão entre custo e benefício:
Comprando só a placa e o suporte universal seria bem mais barato e já vai resolver o principal problema, que é o driver da Nvidia no Linux (que inclusive deveria funcionar de forma satisfatória pois o produto ainda é recente). Usar um suporte universal para placa de vídeo vai servir ao propósito de suporte com a máquina parada.
Também não sei se tua máquina tá com o i7 ou i9, mas a diferença de potência do processador original pro 9950x3d não será um salto tão grande. Teria que ver benchmarks mais específicos pro tipo de tarefa e processadores, mas eu acho que não vai chegar a aumentar 50% a performance (que é meu gatilho de início de pensar em upgrade).
O processador 9950x3d não tem um ganho tão expressivo com as memórias 6600MHz em relação ao padrão 5600 ou mesmo as originais do Dell 4800MHz. Dependendo do preço da memória, seria possível ter um desempenho marginalmente inferior com memórias mais baratas, mas com uma economia substancial no orçamento.
É bom avaliar se é necessário mesmo todos os recursos disponíveis no chipset X870E. Embora o preço da placa seja relativamente pequeno em relação aos demais componentes, se o objetivo é usar ssd pci-e 4.0, uma placa mãe da série B850 vai resolver igualzinho e custar menos.
Mas se for pra manter a placa mãe X870, então seria justificável o upgrade para um ssd mais rápido (pci-e 5.0), ou mesmo que esse item seja um futuro ponto de upgrade (embora eu não goste de fazer upgrade de ssd de sistema).
Não entendi esse ponto. O Driver Nvidia é atualizado continuamente junto as liberações de updates do Bazzite. Vc não precisaria fazer nada (além de esperar) para receber novas versões com melhorias e correções do driver nvidia no Bazzite.