Setup Amd não da boot em pendrive com Linux

Olá!
Estou tentando a semanas instalar linux no meu pc, porém não consigo vídeo na hora do boot.
Windows da boot e instala normal.
De 10 distros, a única que deu boot foi o debian, usando o nomodeset, mesmo assim ficou com a resolução da tela bugada…
Quando mudo o cabo hdmi para a placa de vídeo, da boot e instala normal, más como minha placa é mais fraca que a gpu integrada ao processador, eu gostaria de usar direto na placa mãe, e esse erro persiste.
Só fica com tela preta e não inicia no modo live pra efetuar a instalação, alguém tem idéia do que eu possa tentar?
Obrigado!

ASRock - FM2A68M-HD+
AMD A6 - 7480
Radeon - R5

Com qual software foi criado o pendrive de boot?
O scure boot está desativado na placa mãe?
Já tentou com distribuições que não usem o Debian/Ubuntu por trás dos panos, como o RegataOS?

1 curtida

Se tentou Fedora, é recomendado usar o app oficial / testado com a distro (Fedora Media Writer). Aliás, toda distro tem um método oficial / recomendado…

1 curtida

Criei a mídia com rufus, etcher, ventoy e o media whrite do fedora.
Sim, o securite boot está desativado, vou testar o RegataOS agora pra ver, obrigado!

teste aqui, ainda apareceu o logo do sistema regata, porém na hora de carregar a interface ficou a tela preta também…

Se a placa dedicada é mais fraca que o chip gráfico integrado do processador, você a instalou no computador apenas para testar? Ou ela continua plugada?

Se estiver plugada, retire-a do computador.

Qual é essa placa misteriosa?

Eu a removi , a placa é uma NVidia antiga, GT 610 rsrs…

Remove da maquina e joga fora.
Não pode ter 2 GPU ao mesmo tempo, ou vc usa a do CPU ou a da PCIe.

ela não tá plugada

Ótimo, agora da boot pela do hdmi da placa mãe.

já tentei, o boot carrega o logo da distro mais na hora de carregar a interface da tela preta, e quando dou boot usando “nomodeset” a interface carrega, porém com resolução bugada, mesmo depois de instalada.

Sua GPU integrada é muito antiga, não sei se existe driver AMD para ela no Linux, se não existir tem que ativar os drivers old da ATI que eu nem sei como faz.
Além do mais a sua GPU da CPU é mais fraca que a GT610.

1 curtida

@jdiegofvieira Em fim, não compensa perder tempo tentando te ajudar a resolver isso porque vc não deve usar a da AMD integrada, fica na dedicada que ela é mais forte.

Vc consegue acessar o grub antes de iniciar a distro? o driver principal que as distros carregam por natureza da R5 Graphics e o radeon, se subir pelo menos o grub ai vc pode trocar editando Ative o melhor driver para a sua GPU AMD "antiga" no Linux - Diolinux(no lugar do monodeset vc poe as flag do post, elas substituem o driver radeon pelo amdgpu) vai que sobe kkkk, mas seu problema tem nome e marca(ASRock) essas FM dessa marca são uma verdadeira m3rd* infelizmente

2 curtidas

Obrigado amigo, funcionou, porém com desempenho bem inferior ao Windows, vou organizar pra comprar outro setup pq esse realmente tá complicado kkkk.

1 curtida

Eu usava so o Manjaro numa MSI com essas mesmas specs, ruim e viu mas chegou perto do windows usando essa distro, principalmente em jogos portados pra Linux na steam, não são todos mas alguns rodavam com tudo no low do low segurando os 30fps

2 curtidas

Tem PCIe ai? a fonte de alimentação é de quantos?
Se sua fonte aguentar vc pode colocar uma 1050TI sem trocar nada.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.