Setar um IP fixo para a máquina/servidor no linux mint

Olá pessoal, eu não manjo muito dessa parte de redes…
É o seguinte, eu gostaria de setar um IP fixo para a minha máquina, aqui na minha rede em casa os dispositivos sempre que conectam na net, adquirem um IP automático. Isso me incomoda porque tenho servidores aqui e sempre que preciso acessar, tenho que ficar dando ifconfig na minha máquina onde estão os servidores para descobrir qual é o ip dela para aí sim acessar de outro dispositivo. Gostaria de deixar um IP fixo nela. Fazer isso de deixar o ip fixo tem alguma desvantagem? Como posso fazer isso no linux mint? Desde já agradeço a atenção e perdoe-me a minha leiguisse kkkk

Oi @diogocesar
Como você usa o mint, o gerenciador de redes deve ser o networkmanager

segue um tutorial de como configurar um ip estático

Lembrando que o ip utilizado não deverá estar no intervalo de endereços de ip do dhcp no roteador.

1 curtida

Não tem problema nenhum em fazer isso, basta tomar cuidado para setar um IP único para cada máquina (não podem haver 2 IPs iguais na mesma rede) e não setar um IP pertencente à faixa reservada ao DHCP, como já falaram.

Para fazer isso no Mint, abra o programa “Conexões de Rede”, selecione a conexão e clique no ícone da engrenagem:
1_

Depois entre na aba “Configurações IPv4”, modifique o método para “Manual” e adicione uma nova entrada no campo endereços, preenchendo o endereço IP da máquina, a máscara de rede e o IP do gateway Também será necessário preencher os servidores de DNS. Esses valores podem ser copiados da informações de redes. Um exemplo:

1 curtida

Acho melhor fazer isso pelo roteador, so vincular o endereço mac ha um endereço de ip que sempre vai usar aquele ip para aquele número de mac

2 curtidas

É uma boa ideia mesmo. Fica mais fácil garantir a unicidade de cada IP e gerenciá-los depois. Como fazer isso depende dos equipamentos de rede que você possui, mas é realmente uma solução mais robusta.

1 curtida

Eu uso assim aqui em casa, é algo bem simples de se fazer e a maioria dos roteadores no mercado tem essa opção, so varia de uma marca/modelo para outro

1 curtida

Valeu demais pessoal !!! :vulcan_salute::smile: