Olá pessoal, eu não manjo muito dessa parte de redes…
É o seguinte, eu gostaria de setar um IP fixo para a minha máquina, aqui na minha rede em casa os dispositivos sempre que conectam na net, adquirem um IP automático. Isso me incomoda porque tenho servidores aqui e sempre que preciso acessar, tenho que ficar dando ifconfig na minha máquina onde estão os servidores para descobrir qual é o ip dela para aí sim acessar de outro dispositivo. Gostaria de deixar um IP fixo nela. Fazer isso de deixar o ip fixo tem alguma desvantagem? Como posso fazer isso no linux mint? Desde já agradeço a atenção e perdoe-me a minha leiguisse kkkk
Oi @diogocesar
Como você usa o mint, o gerenciador de redes deve ser o networkmanager
segue um tutorial de como configurar um ip estático
Lembrando que o ip utilizado não deverá estar no intervalo de endereços de ip do dhcp no roteador.
Não tem problema nenhum em fazer isso, basta tomar cuidado para setar um IP único para cada máquina (não podem haver 2 IPs iguais na mesma rede) e não setar um IP pertencente à faixa reservada ao DHCP, como já falaram.
Para fazer isso no Mint, abra o programa “Conexões de Rede”, selecione a conexão e clique no ícone da engrenagem:
Depois entre na aba “Configurações IPv4”, modifique o método para “Manual” e adicione uma nova entrada no campo endereços, preenchendo o endereço IP da máquina, a máscara de rede e o IP do gateway Também será necessário preencher os servidores de DNS. Esses valores podem ser copiados da informações de redes. Um exemplo:
Acho melhor fazer isso pelo roteador, so vincular o endereço mac ha um endereço de ip que sempre vai usar aquele ip para aquele número de mac
É uma boa ideia mesmo. Fica mais fácil garantir a unicidade de cada IP e gerenciá-los depois. Como fazer isso depende dos equipamentos de rede que você possui, mas é realmente uma solução mais robusta.
Eu uso assim aqui em casa, é algo bem simples de se fazer e a maioria dos roteadores no mercado tem essa opção, so varia de uma marca/modelo para outro
Valeu demais pessoal !!!