Servidor para sistema Unifi Controller

Oi, pessoal!

Temos uma rede Ubiquiti aqui, com 6 APs, pico de 150~200 clientes. No geral não passa de 30 no dia a dia.
Estamos sem uma controladora no momento, por motivos de orçamento (vamos ter um servidor de arquivos que vai rodar o Unifi Controller). Mas está sobrando um notebook aqui e vamos rodar a controladora nele.

Pensei num Ubuntu Server 22.04. Mas minhas demandas são:

  1. que após desligando, apenas ligando o próprio notebook incie o serviço da Unifi sem precisar de login. Como lá só eu manjo, quanto menos intervenção de usuários leigos, melhor.

  2. Eu tenho o .deb da versão atual do controller, e se eu pudesse manter a msm seria bom. Mas nunca fiz isso no server kkkkk tem como mandar um arquivo .deb pro server e instalar o Controller por ele?

Além disso, se recomendável, posso tentar usar o Ubuntu normal.
Mas ai preciso que k serviço Unifi inicie antes de desbloquear o sistema, pra não ter que ir alguém lá e desbloquear o PC. É possível?

Opa cara,

Quando você instala a controladora o serviço vai subir automaticamente não precisa nem configurar nada, mas qualquer coisa voce habilita na mão, mas recentemente eu fiz uma implementação em um cliente é quando voce instala ela inicia automaticamente,

Achei a instalação manual meio complexa e bem suscetível a erros, então usei o script desse cara, https://www.delete.com.br/instalando-painel-unifi-controller-no-ubuntu-22-04/

Foi de boas, so fui preenchendo conforme o script ia rolando e perguntando.

Sobre o ubuntu desktop ou o server, é indiferente em relação a uso, só que o server consome bem menos, então recomendo usar ele.

Opa, tudo bem?

Se a ideia é acessar a controladora pela rede e configurar as coisas de qualquer lugar usando a interface web, pode ser o Ubuntu Server mesmo, se for para configurar as coisas direto no Laptop, pode ser a versão desktop, muita gente usa desktop enterprise de toda forma.

A questão é a seguinte, laptops são servidores (eu sei… haha), mas o ponto é que tem aspectos de um laptop que um sistema de servidor não costuma cuidar por padrão, como gestão de energia via bateria, hibernação e suspensão com relação à tampa (se a tela estiver fechada por exemplo, o servidor pode parar), e como não tem interface para ajustar isso, é preciso fazer os ajustes na base na linha de comando.

Lembro que me aconteceu isso quando eu usei um laptop com o Proxmox:

Então vale a pena dar uma olhada nesses detalhes. Num Ubuntu de desktop vai ficar mais fácil de configurar essa parte da gestão de energia, e desligar a tela, com alguns cliques simples no settings.

Como o @Guilherme_Vale comentou, provavelmente a controladora suba automaticamente, se não é só você colocar o processo inicializar com o sistema, deixa ele para logar sem colocar a senha e boa, se a ideia não deixar sem restrições.

Com certeza, tem “N” formas de fazer isso, mas talvez a mais simples seja baixar o .deb do site usando o wget ou o curl e instalar usando o dpkg.

Tipo:

mkdir unifi

cd unifi

wget -c https://dl.ui.com/unifi/7.4.156/unifi_sysvinit_all.deb

sudo dpkg -i unifi_sysvinit_all.deb

Esses comandos devem instalar a versão .deb da controladora. Mas tem outras formas de lidar com isso também, acho que tem ela em docker e snap também se não me engano.

Opa, beleza!
Mas o serviço liga mesmo após reiniciar e sem digitar senha, certo? (No caso no Ubuntu Server).

Grande Dio, grande honra tê-lo aqui!
Tudo bem por aqui.

Sim sim, estou me preparando para esses ajustes mesmo. Quanto a configurar, vou fazer de outro laptop que uso. O bom de NÂO ter interface gráfico é não ter gente tentando mexer rsrsrs…
Vou dar uma olhada nesse vídeo pra me ajudar.

Queria colocar uma restrição pra evitar “acidentes” de outros usuários, mas ACHO que no server o serviço da Unifi inicia sozinho mesmo sem login. Preciso testar aqui.
Mas muito obrigado pelas dicas!

Por último, uma dúvida: temos NoBreak aqui, mas pode ser que a energia acabe e precise que o laptop seja ligado. Como não super recente, não tem a opção de ligar assim que conectar energia (Power on AC, eu acho), mas tem WakeOnLan. Será que tem jeito de configurar o switch da Unifi pra ligar o laptop via WOL, caso ele fique 100% sem energia?
Achei que tinha visto essa opção, mas quando fui procurar não achei…

Acho que sim mesmo, inclusive, acho que ele cria um usuário ou grupo “unifi”, no qual você pode configurar permissões se quiser.

Taí uma ótima pergunta, laptops tem uma gestão de energia focada em outro tipo de atividade, então para isso pode ser problemático. Não sei como funcionaria essa ligação do switch para o laptop, não sei se ele tem essa função, se tiver, é possível que funcione.

Se não tiver, poderia ser outro equipamento para enviar o sinal de WoL para o laptop. Sei que nem sempre é possível, mas dadas as coisas que você está descrevendo, se fosse possível montar um PCzinho para servidor, acho que resolveria muitos problemas também, viu haha.

Ótimo!

A nossa ideia é ter um PC de servidor mesmo kkkkkkk
Usar esse laptop seria um quebra galho mesmo.
Acho que só vai ficar tranquilo aqui pra adquirir um bom PC pra servidor no ano que vem, então até lá daria pra usar ele. Hoje não temos controladora, e pelo fluxo de pessoas aqui, faz falta.

Legal, se for para rodar a controladora apenas, nem precisa de algo muito poderoso felizmente. Se bobear dá pra vender o laptop e com o dinheiro montar um pczinho legal para isso haha