Servidor improvisado rodando 24/7 a 65°C

Olá pessoal.

Eu tenho um “servidor” improvisado aqui em casa, na realidade é um mini-pc (modelo DC 53427, foto abaixo) é um i5 com 4Gb de RAM e uso um HD externo plugado em uma USB 3.0. Nele eu uso o Ubuntu Server e deixo algumas coisas rodando 24h por dia como servidor multimidia, torrents, banco de dados e um sistema de monitoramento de cameras que uso aqui em casa.

Bom, meu problema é que venho abusando cada vez mais dele, instalando alguns pacotes pra testar algumas coisas e tal, tudo com um intuito didático mesmo, faço isso como hobby nada profissional. Porém reparei que as temperaturas estão cada vez ficando maior pq cada vez ele tem trabalhado mais sem parar. Minha média de temperatura hoje (no “inverno” do rio de janeiro) está entre 55°C e 65°C as vezes com picos pontuais de 75°C.

Já troquei a pasta térmica e deu uma amenizada mas continua nessa média ao longo do dia. Queria saber se estou condenando esse mini-pc a morte ou se está tudo bem ele operar a essa temperatura durante o dia inteiro.

PS: o HD externo fica colado nele, literalmente, e acaba absorvendo toda essa temperatura. Será que tbm estou condenando o HD ?

Boa,
Se tiver como deixar o pc aberto e colocar uma Ventoinha USB nele e veja como ele se comporta.
abc,
luis

2 curtidas

A temperatura não está muito fora do normal…

A questão é que esse tipo de pc, ele é feito pra ficar em área arejada justamente por não ter tamanho suficiente pra se trabalhar direito a ventilação e não é um equipamento para ficar trabalhando 24 horas todos os dias. O ideal seria deixar esse HD separado dele, deixar ele em um local mais arejado e como o amigo @Lafer_ferreira disse, tentar colocar uma ventoinha pra ajudar.

1 curtida