Servidor FTP - Duvidas

Só usei servidor FTP de forma simples até hoje e normalmente pelo navegador.
Gostaria de saber se pelo FTP se trabalha com arquivos como no samba, acessando uma pasta e podendo escrever e ler?

Eu consigo colocar meus arquivos para serem acessados em qualquer lugar pela internet com um servidor FTP?

2 Curtidas

As permissões de acesso, geralmente, são dadas para o usuário. Você pode compartilhar uma mesma pasta e/ou arquivo com diversos usuários distintos, cada um com uma permissão. Você pode dar permissão apenas de leitura, pode dar permissão para apenas listar os arquivos sem abrir nem alterar nenhum deles, pode dar permissões para criar, modificar, deletar, etc. E sim, vc consegue acessar de qualquer lugar. Pode usar um cliente FTP, como filezilla, ou acessar via browser usando o ftp://…

4 Curtidas

Chega a funcionar com a praticidade do samba? Acessando os arquivos pelo gerenciador de arquivos (nautilus, nemo, etc).
O que quero fazer é uma espécie de HD virtual, onde eu não guardaria mais arquivos na maquina (só os mais importantes). Acessaria tudo de um servidor centralizado. Estou estudando usar o openMediaVault para isso.

Você pode usar soluções como ownCloud (espécie de Dropbox), ou simplesmente criar um usuário com permissões mínimas necessárias, em um servidor vps por exemplo, e acessar via sftp/ssh. A montagem da unidade pode ser configurada para ocorrer automaticamente ao inicializar. Não precisará instalar o serviço FTP para este cenário, apenas SSH e agir com atenção para questões naturais de segurança.

Eu cheguei a pensar no NextCloud, mas a ideia não seria funcionar como o Dropbox, onde tem cópia do arquivo na minha máquina. Funcionando parecido com o a conta do google drive no Nautilus (mas com melhor desempenho). Perguntei se o Nextcloud tinha essa opção para configuração, mas não souberam me responder.

Tenho um SSD de 120 GB apenas, quero fazer essa configuração de um “HD Virtual” para poder acessar todos os arquivos por qualquer dispositivo. Futuramente eu penso na possibilidade de nem ter notebook mais, substitui-lo por uma tablet como o Galaxy TAB S4 (possivelmente seria o S mais atual da época).

Então use desta forma, com acesso ao usuário via sftp/ssh. Crie um usuário não root, com pasta na home e faça um acesso com montagem via Nautilus, por exemplo: sftp://usuario@host:porta
Ou use o sshfs, mas atenção na hora de editar o fstab se escolher a segunda opção, escolha esta também somente se sua internet for estável e confiável.
Algumas hospedagens compartilhadas também oferecerão esse recurso de disco virtual, sairá mais barato que uma vps.

2 Curtidas

BLZ, vou testar a solução. Eu pensei em várias coisas a fazer e estou querendo usar o OpenMediaVault para isso. Que quando estivesse em casa utilizaria o Samba mesmo. Colocaria o Nextcloud para acessar arquivos pelos aparelhos móveis (apesar que ainda não sei se ao colocar uma arquivo na pasta do Nextcloud pelo Samba ele irá compartilhar tudo normalmente pelo app). Instalar o Emby ou Plex (vai depender se consigo instalar o app Emby na SmartTV). Deixar tudo bem completo.

Seu intuito é acessar o FTP pera internet ou só uma intranet? Não te recomendo usar tal serviço para fazer serviço de nuvem, entretanto ele é muito funcional para armazenamento de arquivos. Creio que no samba a troca de arquivos seja bem mais fluida.
O Nextcloud sugerido, seria perfeito para sua necessidade e ele tem clientes para iOS, Windows, Linux bem como mobile. Em caso de já ter uma estrutura de servidor disponível, eu acho a melhor opção. Caso não tenha, há possibilidade de fazer um servidor básico até com uma placa raspberry pi e um HD externo, levando em conta os requisitos da aplicação.
Outra possibilidade legal é você investir num hardware dedicado para nuvem pessoal, como um storage da D-Link ou da WD. O desafio maior nesse caso será achar um que forneça um cliente nativo para Linux.

Buenas tardes!
Gostaria de adicionar mais uma ideia. Provavelmente alguém já disse, se isto acontecer, peço perdão.
Indo ao ponto, acho que você poderia usar o S.O chamado FreeNAS, um servidor FTP. Contudo, você precisará de um HD ou SSD a parte para ser usado para, obviamente, armazenar seus arquivos e, também, de um PC (Ou qualquer coisa com entrada de rede e suporte a HD). Você pode estar utilizando seu próprio notebook, pelo fato de que você futuramente vai trocá-lo por um Tablet.
Assim, você configura o FreeNAS para ser acessado tanto na sua rede de casa, quanto na internet afora. Podendo acessar os seus arquivos, do HD novo, via FTP.
Mas isto foi o que eu entendi da sua dúvida.
Espero ter ajudado de alguma forma. Caso não, peço mil desculpas.

Abraços.

Cheguei dar uma olhada nos Softwares disso sim. =D. Ao invés do FreenNAS estou mais interessado no OpenMediaVault. Para fazer tudo comprei um notebook com tela quebrada de configuração i3 e 8GB de ram. Dentro de casa (Intranet) por samba eu consigo de forma simples. Mas quero encontrar algo que possa fazer de qualquer lugar pela Internet.
Ainda estou procurando a melhor forma de fazer. Se faço um servidor Plex/Emby + NextCloud com OnlyOffice, sem instalar o app cliente do NextCloud (ou escolhendo apenas algumas pastas para sincronizar).

O que mais me interessa é conseguir fazer uma “HD Virtual”, mas não sei qual seria a solução para criar algo do tipo. Por isso já vim perguntando sobre o servidor FTP. DanielSob acima já deu a dica de fazer por SSH.
Cheguei a olhar soluções prontas que faziam isso sim e que até cabia no meu bolso, mas sem cliente Linux. Além de querer ter essa solução em casa, também gosto de por a mão na massa de vez em quando, mais pelo aprendizado. Acho divertido fazer, quando tenho uma ideia (em tempos normais eu gosto de pagar por algo pronto).

1 Curtida

Prezado, você pode usar SFTP (transferência de arquivo sobre ssh) no Windows, montando como unidade de rede, assim como no Linux.
Outro ponto talvez sendo redundante, se atente a taxa de upload da sua conexão, também se está fora de NAT da empresa de internet e se existem portas bloqueadas. Lá no começo imaginei que fosse usar VPS.

1 Curtida