Bom, recentemente comecei a explorar o universo Linux e confesso que fiquei super empolgado.
Para não ser apenas um usuário padrão, gostaria de investir num projeto pessoal experimental para montar um servidor caseiro e assim aprender mais.
Atualmente tenho um roteador Linksys AC1900 que cumpre bem o papel de servidor DHCP e DLNA (o qual uso bastante, nas TV’s de casa) e ainda conto com um gerenciador remoto.
Gostaria de fazer tudo isso e mais um pouco através do Linux.
Para isso comprei um mini PC chinês com 8Gb de RAM (2 portas ethernet) e usarei um HD portátil de 1 TB.
Tenho em casa cerca de 3 computadores (2 Windows e 1 Ubunto, impressora, tablets, smartphones, Smart TV’s, chromebook, chromecast, câmeras CFTV, etc)
Não sou expert em redes e servidores, alguém poderia me dar uma luz?
Será que alguém da comunidade poderia despender um pouco de tempo e paciência comigo? rs
Gostaria de obter os seguintes recursos com esse hardware:
Servidor DHCP (com acesso remoto e recursos extras como: fixar IP por mac address, limitar velocidade, bloquear certos mac address, etc)
Servidor Arquivos (para que eu possa criar usuários e compartilhar pastas)
Serviço DLNA (para que eu possa compartilhar minhas mídias)
Tudo isso gerenciável com alguma interface gráfica, parecida com o roteador de preferência numa versão Linux desktop.
Perguntas:
É possível fazer tudo isso no mesmo PC?
É possível manter o roteador apenas para transmitir o sinal, mas gerenciar DHCP dos dispositivos WIFI pelo Linux?
A performance da rede vai ser boa, ou pelo menos igual ao roteador?
A segurança seria impactada?
Seria possível usar uma interface gráfica para ajudar?
A resposta mais direta que posso te dar é simplesmente SIM, e possivel fazer isso tudo o que vc quer e acho que esse hardware consegue gerenciar razoavelmente. Mas o único “problema” é que vc tem várias formas e aplicações diferentes de fazer o que quer.
Vou falar por partes o que sei e já montei por experiencia própria com meu servidor caseiro:
Servidor DHCP:
Eu uso o Pi-Hole que e um gerenciador que bloqueia anuncios (ad-block) a partir de black list de dns feito pela própria comunidade e de quebra ainda pode ser o seu servidor DHCP pra gerenciar sua internet, aqui em casa eu desativei o DHCP do roteador e ativei no Pi-Hole e gerencio muita coisa por lá.
Servidço DLNA:
Eu uso o servidor PLEX, ele é muito simples e muito fácil de instalar e usar. Basicamente tenho meu HD externo com minhas mídias todas lá e esse programa faz um catalogo bem “netflix” e disponibiliza tudo pra vc, inclusive baixa capas, sinopse, trás notas do IMDB, separa por categoria, o negócio é top. A única coisa é que não sei como seu hardware vai se comportar com mídias 4k, talvez pese um pouco mas vai rodar.
Servidor de arquivos:
Aqui eu uso o NEXTCLOUD que é um tipo de dropbox particular, inclusive ate as fotos que tiro no smartphone eu consigo fazer upload automático pra esse “nuvem” com aplicativo android dele. Todas as máquinas que vc quiser podem tem acesso a essa “nuvem”, igualzinho um dropbox mesmo.
E tudo isso é gerenciável via interface web, meu servidor é um ubuntu server rodando num mini PC semelhante ao seu, mas eu ainda tenho muito mais coisa rodando como gerenciador de cameras de segurança, VPN, bots de telegram, enfim um monte de coisas e tá firme e forte lá 24/7.
Mas lembre-se que existem outras opções alem dessas que citei, talvez ate mais fáceis e melhores de usar, se fizer uma pesquisa vai encontrar um universo dessas coisas por aí.
Da para usar interface em servidores Linux só que eu não sei qual o sentido de pesar a memoria e a CPU com uma interface.
Mais é você quem decide se quer ou não uma interface.
outra coisa é que existe versão de Linux desenvolvidas para servidores e outras desenvolvida para desktop.
Prefira as de servidores para usar em servidores.
Cada um aprende e aplica de forma diferente … então fica a minha sugestão blz.
Não precisa ser expert em redes e ou servidores, estes são apenas alguns serviços.
Por boa pratica, não é legal add diversos serviços em um mesmo host. Pra rede domestica e aprendizado manda ver sem dó, aprende bastante.
Que eu saiba quase tudo, limite de banda não é feito por DHCP … pra isso eu usaria um proxy ou qos.
Servidor de arquivos, vc pode usar o samba ou nfs.
Roteador tem recursos simples, leves … este servidor terá mais serviços e depende se ele vai ser um roteador tmb.
Depende tmb, em uma rede corporativa existem boas praticas né … tipo um servidor firewall com samba junto é uma porta p/ um atacante tentar executar um ataque. Mas domestica, só fica esperto com o que vc copia e cola da internet. Use fontes confiáveis, leia sobre o comando e tal.
Tem algumas, cockpit e webmin que eu conheço … da uma olhada.
Pessoal, realmente estou impressionado com o apoio que estou recebendo do canal.
Obrigado mesmo pelo tempo gasto comigo.
Olha, acho que estou na profissão errada.
Sou engenheiro mecânico a 15 anos e no meu ramo não existe esse tipo de comunidade e ajuda que estou recebendo aqui.
Muito obrigado