Pessoal, boa noite!
Quero criar um servidor caseiro para hospedagem de serviços, nuvem pessoal (documentos, música e etc), LLM e também ter um backup dos documentos. Tenho preocupação com consumo de energia, sei que não dá para fugir, mas quero uma opção ecômica a longo prazo. Como os serviços que vou hospedar não estão totalmente definidos, já que vou testar algumas opções antes de decidir, bem como não sou da área de TI, tenho receio de quebrar o sistema e perder tudo. Assim, pensei em fazer dois sistemas: um NAS para os documentos e arquivos com um sistema de baixa complexidade e boa longevidade e um homelab para testar e poder quebrar sem grandes preocupações.
Tenho dúvida quanto ao hardware para isso, se consigo aproveitar o que tenho ou se é melhor comprar um gabinete/minipc/NAS (synology, qnap e etc) pronto ou montar um gabinete.
Hoje tenho:
-
Ryzen 5 3600 - Não sei se presta, pois usei em um set up que deu problema por uso de uma fonte ruim. Preciso testar para saber se queimou ou não.
-
Placa Asus Prime A520M-E - Mesma coisa do Ryzen, preciso testar.
-
Thinkpad X200
-
Macbook air 2014
-
DAS Orico com 5 baias (2 ocupadas atualmente)
-
2 HDs de 2TB - Atualmente com arquivos de backup de instalações antigas
Minha ideia inicial era usar o Thinkpad X200 como NAS simples, mas acabei por não montar e passei a ter dúvidas sobre o consumo dele por ser um aparelho mais antigo. Além disso, tenho um desktop com 16GB de RAM e um notebook que uso para trabalho.
Pensei em algumas soluções, mas estou com um pouco de dificuldade para discernir entre elas:
- Macbook como homelab para testes (desde o OS de servidor, configurações, docker e programas) e compro um minipc (novo ou usado) para usar com o orico;
- Macbook como homelab e um gabinete compacto com o ryzen + compro os demais componentes, em que poderia aproveitar para fazer upgrade de RAM do desktop e usar os 16 de RAM no gabinete novo;
- Macbook como homelab com o orico e um NAS pronto usado (synology, qnap ou outro) com os hds;
- Macbook como homelab e thinkpad com orico como NAS ou o contrário; e,
- Esqueço a separação, deixo o macbook como notebook normal e uso apenas alguma das outras opções como NAS e homelab juntos.
Ah, pensei também fazer RAID com 4 hds (compraria mais 2) e deixaria a 5ª baia para um HD de backup. Nunca comprei hardware usado, não sei se compensa nesse caso.
Queria saber também se faz mal desligar o servidor com frequência, pensei em desligar para dormir para evitar ataques nesse período e gasto de energia sem necessidade, mas não sei se compensa.
A princípio quero para uso local, mas preciso de acesso remoto para alguns arquivos, que atualmente estão em nuvem (icloud, onedrive e g drive). O meu objetivo é reduzir a dependência desses serviços (e também a quantidade de assinaturas) sem perder a segurança e parte da comodidade. Depois de configurar tudo, talvez seria interessante compactar os arquivos essenciais, criptografá-los e deixar salvo em algum serviço de nuvem caso dê algum problema com o NAS.
Também tenho dúvidas quanto ao sistema que vou usar, mas isso fica para depois. Aceito sugestões de hardware, sistema e estrutura geral.