Olá, estou a procura de solução para backup do container docker.
Uso a solução em container do Immich, tenho uma quantidade já de fotos armazenadas, e gostaria de ter backup para caso aconteça alguma coisa, por ex o HD parar de funcionar.
Qual melhor forma de fazer isso?
Obrigado desde já.
3 curtidas
Primeiro me conta como é o setup.
Tem só 1 ssd o hd pro sistema e arquivos é isso?
1 curtida
Isso, 1 HD de 1 tera. Está com o sistema ( Debian , sem interface mesmo ) , rodando o Casa-OS e o docker, minha maior preocupação é dar pau e eu perder as fotos que tenho no Immich.
Eu uso esse sistema de base pro Immich e como sevidor de arquivos ( samba ).
Era só para brincar, ver como funcionava, mas me atendeu tão bem que agora é do uso mesmo, e se eu perder , perco muitas recordações que estão salvas ali.
1 curtida
Coloca um segunda HD, pode ser via USB mesmo.
Coloque o rsync na sua máquina:
sudo apt update
sudo apt install rsync -y
Não se esqueça de montar o HD, normalmente o casaOs monta automaticamente ao plugar via usb.
sudo rsync -avh --delete / /aqui/vai/o/lugar/do/hd/externo
Edit: veja a documentação, eu uso quase isso mas tenho 2 hds separados e os containers ficam separados nesses hds
O --delete deixará o seu hd externo exatamente igual ao seu sistema.
Pode salvar somente os containers se quiser, ficam em /data se não me falha a memória.
Entendi, isso vai clonar o hd do sistema para esse novo hd, pergunta: outras vezes que correr o comando, vai apenas sincronizar atualizando um hd com outro, certo?
1 curtida
Sim.
Inclusive da pra fazer isso pela rede. Tipo o hd em outro PC. Mas ai vc precisa ler a documentação, não lembro de cabeça.
A opção que o amigo @Leonam_Cruz apresentou foi muito útil e eficaz, eu consegui fazer o backup, muito obrigado!
Só ler um pouco como funciona o rsync e é só alegria.
Testei inclusive outras opções, mas o rsync se mostrou mais simples e objetivo.
1 curtida
Aqui uso com as seguintes opções
rsync -rtpl --info=progress2 /home/usuario/pastaorigem/. /home/usuário/pastadestino
É interessante o –exclude para pastas e arquivos, contudo tem que aplicar separadamente para cada processo
--exclude pasta1 --exclude pasta2
Tem como fazer com lista
--exclude-from='exclude_list.txt' source_dir/ destino/
E tem como fazer juntando , mas preste atenção
--exclude={'file1.txt','dir2/'}
1 curtida